Em pesquisa divulgada nesta semana, o IDC aponta as três áreas de negócio que devem ser mais impactadas pelo uso de soluções de IA generativa. Segundo o instituto, as três áreas são: decisões sobre estratégias de tecnologia, aplicações de sistemas financeiros e operacionais e soluções de suporte e engajamento de clientes.

Entre os entrevistados da América do Norte, a categoria de serviços financeiros e operacionais foi eleita a com maior potencial de impacto. Já na Europa, a liderança foi para as decisões estratégicas de tecnologia. Já na Ásia as soluções voltadas para clientes ficaram na liderança.

“A capacidade de processar, entender e extrair valor de diversos tipos de dados é o ‘superpoder’ das ferramentas de IA generativa. É essa capacidade que permite que as soluções de GenAI sejam integradas em processos de diferentes tipos de empresas”, disse Matt Acaro, diretor da área de IA da IDC, ao comentar a pesquisa.

Além das três áreas já mencionadas, a pesquisa aponta ainda mais quatros áreas que devem sofrer impacto significativo da adoção de ferramentas de GenAI. São elas: aquisição de clientes e vendas, desenvolvimento de produtos, tomadas de decisão a partir de dados (data-driven) e recrutamento e gestão de pessoas.