Geral

IBGE apresenta plataforma interativa para apoiar municípios no combate à pandemia

O IBGE lançou nesta segunda-feira, 21, o Painel Covid-19 Síntese por Município, uma plataforma virtual com mapas interativos que permite analisar simultaneamente 24 indicadores. A intenção do instituto é oferecer recursos para gestores do País planejarem ações de apoio contra a pandemia do coronavírus em todos os 5.570 municípios do País.

“Os dados já estavam disponíveis nos sites do IBGE, mas reunir todos era trabalhoso. O usuário tinha que buscar dado por dado, em cada interface. Aqui a gente facilita e traz tudo já filtrado para o município de interesse”, explicou Aline Lopes Coelho, gerente de Geoinformações do instituto.

Na plataforma, as informação foram divididas em três categorias – população vulnerável, capacidade de resposta do sistema de saúde e acompanhamento da pandemia – e 24 indicadores. O painel reúne informações de pesquisas do IBGE e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, e da Fiocruz.

“Foi fundamental a parceria com a Fiocruz, para estender o olhar e entender esses dados todos”, afirmou João Bosco Azevedo, diretor de Geociências do IBGE. Segundo o IBGE, dados da Fiocruz são repassados diariamente, mantendo o painel sempre atualizado.

No novo painel, é possível analisar a situação atual de cada um dos municípios brasileiros, incluindo a área de atendimento à saúde no qual está inserido. Prefeitos e gestores de diversos órgãos podem, por exemplo, analisar a densidade de moradores considerados de grupo de risco – inclusive com acesso a números absolutos – e criar políticas públicas a partir daí. “É muito importante que os gestores de cada localidade consigam entender as características de onde está, não só do seu município, mas também de seus vizinhos”, ressaltou Aline.


+ Rapper implanta diamante de R$ 128 milhões no rosto
+ PR: Jovem desaparecida é encontrada morta; namorado confessa crime
+ Galo bota ovos e surpreende moradores de Santa Catarina

Veja também

+ Aprenda a preparar o delicioso espaguete a carbonara
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ Cientistas desvendam mistério das crateras gigantes da Sibéria
+ Sexo: saiba qual é a melhor posição de acordo com o seu signo
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Os 4 signos mais psicopatas do zodíaco
+ Cataratas do Niágara congelam e as imagens são incríveis
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Editora estreia com o romance La Cucina, uma aventura gastronômia e erótica