O iate de luxo em que a princesa Diana passou o seu último verão ao lado do cineasta Dodi Al-Fayed, antes de os dois morrerem em um acidente de carro, em Paris, França, naufragou no dia 29 de julho na comuna francesa de Beaulieu-sur-Mer.

Resumo:

  • Diana e o cineasta Dodi Al-Fayed passaram o último verão no iate antes de morrerem em um acidente de carro;
  • O iate pertencia ao pai de Dodi Al-Fayed, que se desfez da embarcação depois do acidente;
  • Havia sete pessoas a bordo do iate no momento do naufrágio. Ninguém se feriu.

O naufrágio foi confirmado pela Guarda Costeira dos Alpes Marinhos. O iate de luxo teria afundado depois de bater em um objeto que ainda não foi identificado. O barco encontra-se a uma profundidade de 2.430 metros.

O serviço de emergência local foi acionado e conseguiu encontrar a proa do iate e algumas cabines parcialmente submersas. O barco estava com sete pessoas a bordo quando começou a afundar. Porém a Guarda Costeira afirmou que ninguém ficou ferido.

Houve uma operação de resgate para os tripulantes, que desembarcaram em segurança no porto de Beaulieu.

Venda do iate

O iate de luxo pertencia ao pai de Dodi Al-Fayed. Após a última passagem de Diana e do cineasta, Mohamed Al-Fayed quis se desfazer da embarcação.

Apesar de ter tentado, foi difícil vender o barco. Então o iate recebeu o nome de Sokar e, em 2021, foi vendido para Bassim Haidar, multimilionário de telecomunicações e marinheiro experiente.

No ano seguinte, a família Haidar passou as férias na embarcação, que o homem descreveu como seu navio dos sonhos. Depois, o multimilionário passou a alugar a embarcação quando não a utilizava.

No entanto, Haidar colocou o iate à venda. Para isso, a embarcação foi reformado. O valor de venda chegou a atingir US$ 10 milhões (cerca de R$ 48 milhões na cotação atual).

Embora tivesse conexão com a Princesa Diana, o barco se destacava por conta própria. Finalizado em 1990, a partir de um projeto de 1980 assinado pelo arquiteto naval Vincenzo Ruggiero, possuía nove cabines e acomodações para até 18 convidados e uma tripulação de 26 pessoas.