Agronegócio

IAC lança seis variedades de feijão e quatro de mandioca


São Paulo, 2 – O Instituto Agronômico (IAC) acaba de lançar dez cultivares (seis de feijão e quatro de mandioca). Os grãos são destinados aos mercados interno e externo e uma das cultivares, a IAC 2154, é inédita no Brasil. As raízes se destacam pela excelente qualidade e produtividade. O evento de lançamento ocorreu na terça-feira, 30, na sede do IAC, em Campinas (SP).

O diretor-geral do Instituto, Marcos Guimarães de Andrade Landell, disse em comunicado que, “com essas dez novas cultivares, somamos 26 lançamentos de cultivares IAC de junho deste ano até agora, resultados que ressaltam o vigor e a eficiência do centenário IAC”.

As novas cultivares de feijão são duas de tegumento branco, três de coloração vermelha e uma de tegumento rajado arredondado. Inédita no Brasil, a cultivar IAC 2154 de tegumento branco e com grãos pequenos já atrai o interesse de algumas empresas para a fabricação de farinha de feijão branco, muito utilizada na culinária americana e também nacional. O grão de tegumento branco é conhecido no mercado internacional como feijão Navy Beans. Os ingleses também consomem esse feijão na forma de molho, durante o café da manhã.

Das quatro variedades de mandioca lançadas pelo IAC, duas são de mesa: a IAC 6-01 e a IAC 28-00. O objetivo das pesquisas realizadas durante 20 anos é fornecer ao mercado mandiocas com alta produtividade e baixo tempo de cozimento das raízes tuberosas, além de resistência à bacteriose, principal doença da cultura, e adaptadas ao sistema de produção.

Já as duas outras cultivares de mandioca lançadas são para indústria. A IAC 90, que tem excelente qualidade na produção de farinha e de fécula e alta produtividade, com potencial produtivo superior a 25 toneladas por hectare, com um ciclo. Já a IAC 118-95 é uma das mais produtivas do mercado. Seu potencial produtivo é superior a 30 toneladas por hectare com um ciclo.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua