Hytalo Santos: saiba o que aconteceu em sete dias de prisão

Influenciador e seu marido Israel Vicente estão presos há uma semana por tráfico de pessoas e exploração de menores

Reprodução
Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos Foto: Reprodução

O influenciador Hytalo Santos e seu marido Israel Vicente permanecem presos em São Paulo por tráfico de pessoas e exploração de menores desde a sexta-feira, 15. A prisão ocorreu após o vídeo do influenciador Felca denunciar as práticas de Santos. O conteúdo foi publicado no dia 6 de agosto e, a partir de então, viralizou – são 48 milhões de visualizações no YouTube.

+ MPT-PB pede bloqueio de bens de influenciador Hytalo Santos
+ Record é autorizada a entrevistar o influenciador Hytalo Santos na prisão

Veja abaixo a cronologia dos fatos:

Mandado de busca e apreensão de Hytalo

No dia 13 de agosto, a Primeira Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, Paraíba, determinou que a Polícia Militar cumprisse um mandado de busca e apreensão na residência do influenciador. Mas, quando os agentes chegaram ao condomínio, foram informados que Hytalo não se encontrava no local e que todos os equipamentos eletrônicos tinham sido retirados antes da operação.

Hytalo Santos se pronuncia pela primeira vez

O influenciador Hytalo Santos se pronunciou pela primeira vez no dia 14 de agosto. Ele havia negado as acusações de exploração infantil e, segundo a defesa, “Sempre agiu dentro da lei”.

Prisão de Hytalo

O casal foi detido em uma casa em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo, na sexta-feira, 15. Ambos já estavam sendo investigados pelo MPPB (Ministério Público da Paraíba) e pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) por suspeita de tráfico humano e exploração sexual infantil para produção de conteúdos para as redes sociais.

O delegado Fernando David de Melo Gonçalves, do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), afirmou em entrevista coletiva que o influenciador e o marido estavam tentando fugir do Brasil.

Transferência de prisão

Hytalo Santos e o marido foram transferidos na segunda-feira, 18, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, localizado na zona oeste de São Paulo.

Kamylinha defende Hytalo Santos

Na mesma segunda-feira, 18, a influenciadora paraibana Kamylinha Santos, de 17 anos, publicou um vídeo em que se emociona ao falar da relação dela com Hytalo Santos. Ela defendeu o influenciador das acusações e disse que o enxerga como figura paterna.

Justiça do Trabalho bloqueia bens de Hytalo Santos

Na quarta-feira, 20, a Justiça do Trabalho da Paraíba bloqueou os bens de Hytalo Santos, avaliados em aproximadamente R$ 20 milhões.

MP dá parecer contra a liberdade de Hytalo

Na sexta-feira, 22, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) emitiu um parecer contra o habeas corpus apresentado pela defesa de Hytalo Santos.