Hungria e Eslováquia garantiram nesta quinta-feira (16) suas vagas na Eurocopa de 2024, a terceira consecutiva para as duas seleções.

Ambas precisavam de apenas um ponto para selar a classificação: a Hungria conseguiu com um empate em 2 a 2 em sua visita à Bulgária e a Eslováquia com uma vitória em casa sobre a Islândia por 4 a 2.

Em Sófia houve emoção até o final, já que os húngaros estavam perdendo por 2 a 1 até um gol contra de Alex Petkov nos acréscimos (90’+7) deixar tudo igual no placar.

Antes disso, a Hungria havia aberto o placar aos 10 minutos de jogo com Martin Adam, mas os búlgaros, lanternas da chave e já eliminados, viraram depois com gols de Spas Delev (24′) e Kiril Despodov (79′ de pênalti).

As duas equipes terminaram com dez jogadores em campo: o búlgaro Valentin Anton (36′) e o húgaro Milos Kerkez (54′) receberam cartão vermelho na partida.

Com 15 pontos, a Hungria, dirigida pelo italiano Marco Rossi, já tem garantida uma das duas primeiras posições do Grupo G das Eliminatórias, mesmo antes da última rodada.

Nas últimas edições do torneio, a seleção húngara chegou às oitavas de final em 2016, caindo então para a Bélgica (4 a 0), e em 2021 foi eliminada na fase de grupos.

O jogo entre Bulgária e Hungria foi disputado com portões fechados e sob um reforçado esquema de segurança.

Isso não evitou a ocorrência de incidentes violentos na capital búlgara, entre torcedores locais e a polícia, que teve que usar canhões de água para dispersar um grupo de cerca de 2.000 pessoas.

Em Bratislava, a Eslováquia fez o dever de casa e derrotou a Islândia por 4 a 2.

Os eslovacos saíram atrás no placar com Orri Oskarsson marcando aos 17 minutos de jogo para a seleção islandesa, mas conseguiram a virada com Juraj Kucka (30′), Ondrej Duda (36′ de pênalti) e Lukas Haraslin (47′ e 55′). Andri Gudjohnsen (74′) ainda diminuiu para a Islândia, mas a reação parou por aí.

Com 19 pontos, a seleção eslovaca tem garantida a segunda posição do Grupo J das Eliminatórias da Euro.

O líder da chave é Portugal (27 pontos), que nesta quinta-feira derrotou Liechtenstein por 2 a 0, com gols de Cristiano Ronaldo (46′) e João Cancelo (57′).

Na Euro 2016, a Eslováqua caiu nas oitavas de final para a Alemanha (3 a 0), e na edição disputada em 2021, se despediu na fase de grupos.

fby/mdm/dr/ma/cb