Com uma carreira consolidada no Brasil e mais de 15 anos na comédia e fazendo stand-up comedy, o humorista e ator Eduardo Jericó inicia sua turnê na Europa com seu novo espetáculo solo, no mês de novembro.

As apresentações já foram confirmadas nas principais cidades de Portugal, como Lisboa, Porto, Aveiro e no Alentejo.

Eduardo Jericó ganhou projeção nacional quando se tornou finalista do quadro “Quem Chega Lá”, do Domingão do Faustão, tendo depois disso sido finalista também do “Quem Ri por Último Ri Melhor” no “Programa do Gugu” e do “Concurso de Stand up Comedy” do programa Tudo é Possível, com Ana Hickmann, ambos na RecordTV.

Intitulado “Retrô”, o novo solo de stand-up comedy do artista promete uma temática totalmente diferente de tudo o que já foi feito por ele. Esse espetáculo, que estreou em turnê nacional em 5 de agosto desse ano, em Goiânia, já percorreu diversas cidades do Brasil.

“Estou muito contente de poder levar um pouco da nossa alegria e senso de humor tão característico do povo brasileiro para Portugal. Fazer comédia fora do Brasil é uma grande realização e um marco na minha carreira. Apesar de ja atuar como humorista há tantos anos, ir para a Europa e falar para um público de um outro background cultural será algo totalmente novo e um desafio revigorante”, comemora.

O humorista fará passagens por emblemáticas casas de espetáculos no país, como o Casino Lisboa, o Lisboa Comedy Club e centros culturais importantes, como as FNACs de Aveiro e Lisboa. O encerramento da turnê portuguesa será no Papo Furado, em Sines, que é um polo gastronômico e cultural do Alentejo.

Conceito

“Antes do meu último especial de comédia, o ‘1000Watts de Potência’, fiz o especial de humor ‘Tá Tranquilo’, com piada com tudo isso que aconteceu na minha vida nos últimos anos, quando me divorciei e tive minha rotina totalmente alterada. Agora, como consequência de toda essa loucura, resolvi voltar algumas casas no jogo da vida e fazer um solo de comédia que me remetesse aos anos 90, que transportasse a mim e ao público para alguns anos atrás, à nossa infância, um tempo antes de tudo dar errado (risos)”, brinca.

O novo espetáculo de Eduardo Jericó usa de elementos visuais, como brinquedos e acessórios dos anos 80 e 90, para contar uma história que tem a ver com o mundo daquela época e fazer graça com algumas situações vividas pelo humorista.

“Cada show é uma história à parte. No ‘1000Watts de Potência’, que foi construído durante a pandemia com base nas minhas observações do cotidiano. A piada vinha do fato de eu ser muito agitado, hiperativo e de, durante o confinamento, ter de ser mais caseiro, com meu pai, mãe e vendo TV. Já no ‘Retrô’ a ideia é desacelerar, viajar nas lembranças e fazer piada dos perrengues tanto tecnológicos como da vida social e dos costumes de 30 anos atrás. Tudo mudou e nós também mudamos, só não sei se para melhor”, conclui.

O comediante já foi VJ e apresentador do programa “Piadaria”, da Mix TV, além de ter participado de vários programas de rádio e televisão: “Humor na Caneca” do Programa do Jô, “Pânico”, na rádio Jovem Pan, “Louco News”, da Rádio Mix, “Programa Ronnie Von”, na TV Gazeta, “Vitrine do Riso”, na Band, “Programa do Gugu”, na Record, “A Praça é Nossa”, no SBT, e “Video Show”, na Globo.