Mundo

Hospital de Berlim informa que Navalny teve ‘leve melhora’

Crédito: AFP/Arquivos

(Arquivo) O opositor russo Alexei Navalny em Moscou em setembro de 2019 (Crédito: AFP/Arquivos)


BERLIM, 28 AGO (ANSA) – O hospital Charitè, em Berlim, divulgou nesta quinta-feira (28) um novo boletim médico sobre o estado de saúde do líder da oposição russa, Alexei Navalny, e informou que ele apresentou “alguma melhora” em sua condição.

“Houve alguma melhora nos sintomas causados pela ingestão de uma substância do grupo dos inibidores da colinesterase”, disseram os médicos ressaltando que Navalny continua em coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos.

Os alemães não têm dúvidas de que o opositor de Vladimir Putin foi envenenado, mas ainda não conseguiram comprovar qual neurotoxina foi usada. O mais provável é que ela já tenha desaparecido do corpo dele e que, talvez, nunca se saiba com certeza o que causou os danos.

Por sua vez, o governo russo cobrou explicações da Alemanha sobre o que levou os especialistas a confirmarem o uso de substância tóxica, pois os médicos russos não confirmam a possibilidade de envenenamento.

Navalny foi internado às pressas no dia 20 de agosto no hospital de emergência de Omsk, na Rússia, após passar mal durante um voo entre a Sibéria e Moscou. O mais provável, segundo uma versão inicial dos próprios médicos russos – que depois voltaram atrás – é que ele tenha sido envenenado ao tomar um chá no aeroporto antes da viagem.

Após pedidos da família, o russo foi transferido para o hospital de Berlim no dia 23 de agosto, já que eles alegavam que a estrutura na Rússia não tinha capacidade para tratar de uma suspeita de envenenamento.

A polícia dos transportes chegou a abrir uma investigação preliminar sobre o caso, mas o Kremlin nega que fará uma investigação formal até que se prove que existia alguma substância tóxica no corpo de Navalny. (ANSA).

Veja também
+ Joice Hasselmann aparece com fraturas e diz acreditar ter sido vítima de ‘atentado’
+ Pintor é expulso de rodízio por comer 15 pratos de massa; assista
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago