O que são os sonhos? Será que eles têm algum significado especial? Essa é uma pergunta difícil de responder, embora os sonhos desafiem o seu completo entendimento, desde que o ser humano passou a registrar as suas experiências de vida. Nesta quarta-feira, dia 15, o céu evoca o mundo sutil para que olhemos para o futuro ao passo em que também cobra senso de realidade. Sentiu-se perdido em meio a essas duas direções que parecem paradoxais?

Pois é! Ao mesmo tempo em que Vênus e Netuno chegam ao aspecto exato de uma conjunção, no signo de Peixes, o Sol e Saturno estão de mãos dadas, no signo de Aquário. Assim, sonho e realidade, romantismo e pragmatismo se unem. Nos últimos dias que antecedem os festejos do carnaval, esse tipo de configuração celeste é um convite ao amor responsável e aos sonhos de olhos bem abertos.

Porque esse festejo tão enraizado na cultura brasileira e cuja origem remete às celebrações da Saturnália, na Roma Antiga, é a oportunidade para entender o espírito saturnino. E sonhar com ele, sem perder a razão. Pode parecer com contrassenso – e, de fato, é -, mas o simbolismo de Saturno abraça esses opostos complementares.

Se, por um lado, ele era o deus dos ciclos de tempo e devorador de seus filhos, por outro, Saturno também era associado aos animais caprinos. E a esses animais estão associados os faunos e mito de Pã, o rei dos dos bosques. Aliás, a palavra “pânico” vem de Pã e remete ao sentimento de desespero das ninfas, que viviam fugindo desse fauno insaciável.

Assim, o tão temido Saturno, na astrologia, também tem seu lado que remete aos prazeres e aos excessos, embora seja o patrono dos limites no céu. Ficou confuso? Calma, o carnaval nem começou. Mas, com o céu cheio de tanto simbolismo e mensagens que parecem até contraditórias, fica a mensagem: entregue-se aos prazeres da carne, mas evite se lambuzar.

O astral é de festa, sonho e desejo. Mas a vida acontece no aqui e agora. E não dá para se abster da realidade.

Observe: com pouco mais de 20% do corpo iluminado, a Lua Minguante ascende, ao Leste, somente na madrugada da quinta-feira, dia 16, pouco depois da 1h30. Em meio à Constelação de Sagitário, a rainha da noite estará ao lado de Spiculum, nome popular dado, na Antiguidade, à Nebulosa da Lagoa (Messier 8 ou NGC 6523). Deslocando-se em direção ao Oeste até ser encoberta pela luz solar, enquanto ainda estiver se elevando ao Leste, o nosso satélite natural também estará alinhado a Acumen (Messier 7 ou NGC 6475), o popular Aglomerado de Ptolomeu, na Constelação de Escorpião.

Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Então, tenha melhor aproveitamento do horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente, que é fundamental que você conheça. Para saber a posição de todos os signos, incluindo a do ascendente, assim como dos planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO!

Saiba mais sobre astrologia, mapa astral e o papel do astrólogo, neste artigo.

Estude com seriedade e fundamento! Conheça o Curso de Formação em Astrologia e também o Curso de Formação em Tarô. Matrículas abertas!

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: esteja aberto aos aprendizados e dê voz aos mais velhos, ariano. É fundamental que você mantenha a mente aberta.

Touro: você está profundo e parece querer mais comprometimento e envolvimento por esses dias, taurino. Pense em compartilhar seus anseios mais profundos só com quem é próximo.

Gêmeos: procure ser mais justo e equilibrado nas suas relações, geminiano. O céu pede por mais diálogo e abertura às ideias alheias.

Câncer: cuidado com a ansiedade, canceriano. É preciso lidar com as pessoas mantendo o bom humor nos temas do cotidiano.

Leão: procure encontrar novas soluções para antigos problemas, mas sem perder o rebolado, leonino. É fundamental que você consiga dar seu toque pessoal sem parecer prepotente.

Virgem: é hora de dar mais atenção à sua intimidade, virginiano. O céu pede por mais foco e vontade de trabalhar questões ligadas à família e pessoas próximas.

Libra: é hora de expressar sentimentos, mas tomar cuidado para não parecer carente, libriano. Fale sobre os seus desejos, mas seja objetivo.

Escorpião: dê atenção para o que realmente vale a pena, escorpiano. O céu pede mais atenção ao que é fundamental.

Sagitário: cuide mais de você e use bem a sua intuição, sagitariano. É hora de você dar atenção ao seu corpo e necessidades emocionais.

Capricórnio: mantenha o corpo e a mente bem descansados, capricorniano. O céu favorece a clareza de ideias, mas é também preciso estar em dia com a sua estabilidade emocional.

Aquário: seja realista, aquariano. É hora de perceber a consistência das coisas à sua volta, então não deixe de se dedicar aos seus projetos com afinco.

Peixes: esteja atento à sua carreira, pisciano. É preciso usar o seu carisma com inteligência, aproveitando o melhor das suas habilidades.