É hora de dar boas vindas à estação das flores, cores e sabores! Nesta quinta-feira, dia 22, a primavera dá as caras, aqui no Hemisfério Sul, ao passo em que, no Hemisfério Norte, se anuncia o início do outono.

+ Quer aprender a usar a astrologia para mudar sua vida? Responda a algumas perguntas

Assim, temos o ingresso do Sol no signo de Libra e o melhor: tudo isso acontecendo sob os auspícios do dia da semana dedicado ao inspirado Júpiter e a Lua Minguante avançando pelo signo da expressão pessoal, Leão.

A percepção e a demarcação das estações climáticas ao longo do ano é algo que nos acompanha desde os primórdios da sedentarização. A partir da observação das constelações, de como o Sol se desloca em relação ao fundo de estrelas e da forma como esse caminho altera o clima é que pudemos desenvolver a astrologia e a astronomia. Para cada agrupamento de estrelas, diversas culturas atribuíram diferentes mitos para narrar a passagem do tempo e a sua influência nos fenômenos naturais aqui na Terra.

Foi na antiga Suméria que tivemos o primeiro conceito de zodíaco. Chamado de “Caminho de Anu” – em homenagem ao deus acádio patrono das constelações, dos espíritos e dos demônios – esse conceito depois ganhou espaço também entre assírios e babilônios. A partir daí, identificou-se que, não somente o Sol e a Lua, mas também os demais planetas, atravessavam a mesma faixa de constelações. Hoje, sabemos que vemos os astros deslocando-se pela mesma faixa, pois todos os planetas, acompanhados de seus respectivos satélites naturais, estão em um mesmo plano, orbitando o Sol.

Outra observação relacionada a esse caminho é a de que, ao longo do ano, os dias têm durações diferentes. No inverno, as noites são mais longas que os dias. No verão, é o contrário: os dias duram mais que as noites. Entre essas estações, há outras duas, cujo início é marcado pela mesma duração entre dias e noites: a primavera e o outono. A partir daí, nossos antepassados identificaram padrões geométricos que permitiram demarcar os pontos onde acontece a maior diferença entre dias e noites, o que acontece nos Solstícios, e também onde há o equilíbrio exato entre luz e sombra, nos Equinócios.

Fazendo medições no céu, dividiram esse grande círculo com estrelas e constelações em 12 partes iguais, de forma que cada uma das quatro estações climáticas tivesse três fases para marcar seu início, ápice e fim. E, assim, surgiram os signos zodiacais que, mais tarde, por obra do famoso astrônomo, astrólogo e matemático grego Cláudio Ptolomeu, foram incorporados na cultura ocidental.

Nesta quinta-feira, o Equinócio ocorre exatamente às 22h03. O Sol cruzará o equador celeste, marcando o seu ingresso no signo da balança e do equilíbrio, Libra. É hora de festejar a expressão mais ponderada do nosso astro-rei. Nesse embalo, soma-se a Lua Minguante leonina e o dia jupteriano para nos lembrar como somos parte desse todo. Celebre a passagem do tempo e a sucessão de estações climáticas: o universo é mágico e a vida neste planeta azul cheio de água só é possível por conta da rara harmonia geométrica, física e climática que temos por aqui!

Observe: com menos de 10% de iluminação, a Lua Minguante ascende ao Leste pouco antes das 5h da manhã da sexta-feira, dia 23, sendo logo ocultada pela luz do amanhecer. Em meio à Constelação de Leão, a rainha da noite estará ao lado de Regulus, a estrela Alfa desse conjunto estelar, ficando também na mesma longitude de Phecda e Magrez, as estrelas Gama e Delta, respectivamente, da boreal Constelação da Ursa Maior que, por estarem muito próximas ao Polo Celeste Norte, não estão visíveis no Hemisfério Sul.

Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Então, tenha melhor aproveitamento do horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente, que é fundamental que você conheça. Para saber a posição de todos os signos, incluindo a do ascendente, assim como dos planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO!

Saiba mais sobre astrologia, mapa astral e o papel do astrólogo, neste artigo.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: equilibre-se, ariano. É fundamental saber se colocar e se expressar, sem acabar ofuscando o brilho de quem está à sua volta.

Touro: organize-se, taurino. É hora de olhar para dentro e se entender melhor. Sinta-se à vontade consigo mesmo até para ser mais produtivo.

Gêmeos: certifique-se de entregar as palavras certas, na hora certa, geminiano. É preciso entender antes de falar sem pensar.

Câncer: dê atenção às pessoas e à sua família, canceriano. Aliás, o momento também pede mais organização nas finanças domésticas.

Leão: seja mais você, leonino. Só não confunda isso com a necessidade de exagero. Seja mais comedido e, ainda assim, comunique-se com destreza.

Virgem: organize a sua mente e o seu tempo para estar mais disponível para quem você gosta. Priorize o seu bem-estar.

Libra: o Sol ingressa no seu signo, libriano. É hora de festejar. Faça planos para o futuro e só tenha cuidado para não se perder por falta de praticidade.

Escorpião: pense no longo prazo e evite desgastes desnecessários, escorpiano. O céu pede mais entendimento.

Sagitário: observe melhor as pessoas à sua volta, sagitariano. É fundamental saber com quem você está para identificar o que você pode ou não compartilhar.

Capricórnio: você está cheio de vontade de mudar as coisas,mas é preciso ter cautela. Use o seu bom senso de planejamento para tomar decisões melhores.

Aquário: contemple as pessoas nos seus planos e saiba se comunicar com destreza, aquariano. Ouça os mais velhos para aprender com a experiência.

Peixes: esteja atento ao dia a dia, pisciano. Cuidado para não acabar drenando a sua energia com questões que não valem a pena.


Veja mais vídeos de Istoé Gente


+ Historiador descobre que um manuscrito premiado de Galileu foi forjado
+ Paolla Oliveira leva internautas à loucura ao posar com biquíni de oncinha