A sabedoria popular costuma dizer que, para conhecer o caráter de alguém, deve-se observar como ela trata as pessoas de quem não precisa. De fato, uma boa dica para qualquer relacionamento que está começando é notar como cada indivíduo lida com suas antigas e atuais relações, em todos os níveis, especialmente no cotidiano. Nesta sexta-feira, dia 14, o dia tradicionalmente dedicado ao relacional planeta Vênus evoca o olhar crítico para a consistência e a realidade de quem está à nossa volta.

No céu, a dança dos planetas pelo zodíaco concilia frieza e realismo com os encantos da sedução que leva à construção dos relacionamentos mais sólidos e consistentes. Isso porque teremos o planeta Vênus, no signo de Libra, chegando ao grau exato onde formará um ângulo de 120° com Saturno, o patrono da estrutura e dos planos de longo prazo, que atualmente segue sua jornada pelo signo de Aquário. Com a Lua Cheia avançando pelo signo de Gêmeos, teremos então um grande triângulo equilátero – aquele cujos lados são exatamente iguais – nos signos do elemento Ar.

Considerando que, nesse grande triângulo amoroso celeste, temos ainda o Sol, nosso astro-rei, de mãos dadas com o belo Vênus, então podemos dizer que ele funciona como uma seta em direção ao futuro das relações. Tudo mediado pelo diálogo aberto e bem fundamentado, já que Saturno é o grande patriarca que cobra seriedade e formalidade até na hora de amar.

Na mitologia romana, Saturno (ou Cronos, para os gregos) não era das figuras mais amáveis, ainda que tenha sido responsável pela criação de algumas das mais importantes narrativas míticas da história. Segundo o mito, ele castrou o pai, Urano, e também devorou os próprios filhos, devido ao medo de ser destronado. Na astronomia, Saturno sempre encantou pelos seus mistérios. Sendo o planeta mais distante visível a olho nu, ele também foi o primeiro a surpreender a humanidade ao revelar os seus anéis, diante da mais nova invenção do astrônomo e astrólogo Galileu Galilei: o telescópio.

Centenas de anos depois, com a ajuda da mais avançada tecnologia, hoje sabemos que o gigante gasoso é o que tem o maior número de luas conhecidas: são 82 ao todo. O mais curioso é perceber que, entre as hipóteses científicas mais aceitas até o momento para explicar os seus anéis, está a de que Saturno teria destruído uma de suas luas devido à sua intensa atração gravitacional. Dessa forma, mais uma vez, o senhor dos anéis ensina à humanidade que ele não pega leve com quem se relaciona.

Assim, com a realidade imitando as narrativas mitológicas, podemos absorver o que esse céu traz de melhor. É para amar, mas não vale brincar com os sentimentos dos outros. O grande trígono de Ar – com Lua, Saturno e Vênus -, quer relacionamentos mais firmes, com garantia de contrapartida. É para se relacionar por inteiro e não pela metade!

Observe: com pouco mais de 70% de iluminação, a Lua Cheia ascende ao Leste, pouco antes das 23h. Deslocando-se em direção ao Oeste, o nosso satélite natural estará próximo ao ponto mais alto do céu, depois das 4h da manhã do sábado, dia 15, nos fazendo companhia no céu até o amanhecer. Em meio à Constelação de Touro, a rainha da noite estará ao lado do avermelhado planeta Marte e também de Capella, a estrela Alfa da boreal Constelação de Auriga. Nesse meio tempo, a Lua também ficará na mesma longitude de Mintaka, Alnilam e Alnitak, as estrelas Delta, Epsilon e Zeta, respectivamente, da Constelação de Orion, que marcam o cinturão desse mítico caçador, e que são popularmente conhecidas, no Brasil, como as “Três Marias”.

Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Então, tenha melhor aproveitamento do horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente, que é fundamental que você conheça. Para saber a posição de todos os signos, incluindo a do ascendente, assim como dos planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO!

Saiba mais sobre astrologia, mapa astral e o papel do astrólogo, neste artigo.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: você está cheio de energia e com muita vontade de fazer mil coisas ao mesmo tempo, ariano. Tome somente cuidado com a ansiedade ou com a vontade de falar demais.

Touro: seja econômico nas ações e nas palavras, taurino. É fundamental que você consiga organizar os seus recursos até para poder aproveitar oportunidades de crescimento.

Gêmeos: com a intuição aflorada e muita energia acumulada, você pode pecar pelos excessos, geminiano. Tenha cuidado com a impulsividade.

Câncer: procure dormir bem, cuidando do seu bem-estar e saúde mental, canceriano. Tenha cuidado com a ânsia de querer decidir as coisas de imediato.

Leão: é hora de circular, ver pessoas e administrar a diversidade nas suas relações, leonino. Perceba quem é quem para poder fazer as associações certas.

Virgem: o dia pode exigir mais responsabilidade, mas ainda assim você terá a chance de resolver suas questões de forma bem embasada, virginiano. Seja diplomático.

Libra: é hora de buscar informação e expandir conhecimentos, libriano. Aliás, vale a pena ouvir diferentes opiniões e até amadurecer a ideia de investir em novos cursos e leituras.

Escorpião: transforme-se, escorpiano. O momento pede mudança de atitude, mas é preciso também saber incluir as pessoas mais próximas nas suas decisões.

Sagitário: converse, troque ideias, mas seja flexível para ouvir e compreender, sagitariano. Aliás, aproveite também para fazer boas parcerias profissionais e comerciais.

Capricórnio: administre a ansiedade e aproveite para trabalhar ainda melhor em equipe, capricorniano. O céu pede mais atenção às pessoas com quem você divide o dia a dia.

Aquário: expresse-se, aquariano. Aliás, o dia favorece o seu poder de persuasão e até as suas paqueras. Use isso a seu favor.

Peixes: cuide da sua intimidade e faça bons programas na tranquilidade de casa, pisciano. Também é um bom momento para você cuidar da família.