Horóscopo: saiba o que esperar para o seu signo nesta sexta-feira, dia 18

Coluna: Virginia Gaia

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é também colaboradora fixa de conteúdo em emissoras de rádio e TV, jornais, revistas e sites. Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.

Horóscopo: saiba o que esperar para o seu signo nesta sexta-feira, dia 18

Nasa
Marte e Saturno, que aparecem vagando nesta imagem, passaram grande parte do ano de 2016 notavelmente próximos no céu noturno da Terra. Em uma sequência de exposições que abrange meados de dezembro de 2015 até setembro de 2016, esta composição celeste acompanha o tempo que passaram juntos, ao Norte da estrela brilhante Antares e perto do bojo central da Via Láctea. Pode parecer, mas Marte e Saturno não invertem a direção ao longo de suas órbitas. Em vez disso, seu movimento aparente para trás - ou retrógrado - em relação às estrelas de fundo é um reflexo do movimento orbital da própria Terra Foto: Nasa

A semana passou voando para você? Pois o tempo parece acelerado mesmo. Para aliviar essas tensões, nesta sexta-feira, dia 18, a Lua Minguante amanhece no confortável signo de Touro, onde a rainha da noite se exalta. Com isso, o último dia útil da semana chega com cara de macarronada e chocolate quente, ajudando também a trazer antídotos simples para diversos males que a rotina pode gerar.

Por isso, não deixe de buscar mais espaço para curtir um pouco mais as coisas, mesmo que a lista de tarefas ainda esteja gigante. Aliás, vale também desacelerar até para poder olhar as coisas com mais critério, já que o pequeno planeta rochoso patrono do cotidiano, Mercúrio, avança a passos largos em seu movimento retrógrado aparente. Ele, assim como Saturno, Netuno e Plutão, parecem dar passos para trás na senda zodiacal, mas nada que deva gerar pânico ou alarde.

Até o período do Renascimento, mais precisamente até o famoso astrônomo, astrólogo e matemático Johannes Kepler formular as suas famosas leis do movimento planetário, essas mudanças de direção dos planetas eram objeto de muita controvérsia. Descritas por modelos matemáticos chamados de “epiciclos”, essas voltinhas no céu estavam presentes nos cálculos astronômicos e astrológicos desde a Antiguidade. Esse era o modelo dominante de pensamento, cuja raiz remonta à Grécia Antiga e à imagem de ícones como o famoso Cláudio Ptolomeu, autor do primeiro grande tratado de astronomia e matemática documentado na história.

Mais de mil anos depois, a partir da revolução conceitual capitaneada por Nicolau Copérnico, seguido por outros tantos nomes de peso como Galileu Galilei, Regiomontanus e Tycho Brahe, novas concepções de mundo colocaram o Sol no centro do Sistema Solar. E, assim, a Terra passou a ser apenas mais um entre os corpos celestes que orbitam a nossa estrela mãe. A partir daí, os tais epiciclos foram entendidos como uma espécie de ilusão de ótica, pois só acontecem em função da perspectiva de observação a partir da Terra.

Finda a polêmica matemática e científica a partir de Kepler, a discussão sobre o valor das retrogradações ficou somente no âmbito simbólico. E, assim, há quem ainda faça muito barulho por conta desses ciclos que vão e vêm no céu, como na vida, na qual as inconstâncias e impermanências são mais regulares até do que a própria sensação de estabilidade.

Seja como for, diminua o ritmo, revise planos e respire! É sexta-feira e você merece um descanso! E, claro, o fim de semana já está a caminho.

Observe: com pouco mais de 30% de iluminação, a Lua Minguante ascende ao Leste por volta da 1h30 da madrugada do sábado, dia 19. Em meio à Constelação de Áries, a rainha da noite se deslocará em direção ao Oeste, alinhada a Menkar, a estrela Alfa da Constelação de Cetus, ficando depois visível até o amanhecer.

DICA DA ASTRÓLOGA: complemente a análise para o seu signo (que reflete apenas a posição do Sol no seu mapa astral), lendo também as tendências para o seu ascendente. Caso você não saiba qual é, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO.

NÃO perca tempo com mapas astrais automatizados! Uma análise astrológica completa utiliza técnicas combinadas, em uma consulta que fornece orientação personalizada para todas as áreas da sua vida.

Estude comigo! Conheça o Curso de Formação em Tarô e o Curso de Formação em Baralho Cigano (Lenormand)

Siga-me: Instagram | Facebook | TikTok | YouTube | Site

Áries: é hora de ter foco e fazer somente o necessário, ariano. Evite excessos e preste atenção no que for essencial.

Touro: você está sensível, taurino. Procure fazer as coisas com mais calma e mantenha a leveza na sua ação.

Gêmeos: descanse a mente, geminiano. É preciso dar um tempo para você mesmo, priorizando a sua saúde mental.

Câncer: preste mais atenção nas suas companhias, canceriano. Preze mais pela qualidade do que pela quantidade na hora de se relacionar.

Leão: planeje-se melhor, leonino. Até para já entrar em ritmo de fim de semana, é preciso saber onde você quer chegar.

Virgem: aventure-se, mas com responsabilidade, virginiano. Experimente coisas novas, mas não deixe de ouvir a voz da experiência.

Libra: você está cheio de profundidade, libriano. Então, olhe para além da superfície também para avaliar as atitudes das pessoas.

Escorpião: procure ter mais equilíbrio nas coisas, escorpiano. O momento pede mais calma e regularidade para você alcançar o que deseja.

Sagitário: organize a sua vida prática para poder relaxar mais a mente, sagitariano. Faça programas saudáveis e evite excessos.

Capricórnio: seja criativo e evite se desgastar à toa, capricorniano. O céu pede mais leveza para cuidar também de você.

Aquário: dê atenção às suas questões mais íntimas, aquariano. Evite falar demais e dê apoio às pessoas mais próximas.

Peixes: preste atenção nas palavras, pisciano. Menos e mais na hora de dizer o que você pensa, especialmente em situações polêmicas.