Nesta terça-feira, 8 de março, a Lua ingressa no comunicativo signo de Gêmeos, ficando em harmonia com Marte e Vênus, em Aquário. Sabe aquele dia que a gente quer falar mais do que os cotovelos? Pois é! Só que é preciso tomar cuidado, já que, paradoxalmente,  há também uma tensão com o regente do pensamento racional e da comunicação, Mercúrio. Tudo isso em pleno Dia Internacional da Mulher.

Considerando tudo isso, não é difícil de imaginar aquelas gafes que acontecem praticamente todos os anos quando as pessoas, empresas e instituições decidem fazer ações de marketing dedicadas ao público feminino. Porém, em vez de olharmos para a cultura massificada em forma de publicidade, proponho uma coisa diferente: vamos olhar para os mitos femininos?

Desde que o ser humano desenvolveu sua cognição e tivemos a gênese das culturas, o feminino e o masculino passaram a povoar as nossas mentes e corações. Olhando para a natureza, passamos a dividir tudo nessas polaridades. Em praticamente todas as práticas mágicas e esotéricas, o masculino e o feminino são princípios fundamentais e universais. Com os astros, não poderia ser diferente.

Ainda que tenhamos algumas pontuais diferenças nas atribuições de deuses masculinos e femininos para os corpos celestes em diferentes culturas, o que mais temos no céu são casais astrais e mitos estelares. O que é muito particular da cultura que começa a se construir, gradualmente, a partir da Grécia Antiga e também da institucionalização de religiões monoteístas é a de interpretar mitos tão ricos como estereótipos. E é assim que questões simbólicas que funcionavam em um plano mágico, metafísico e arquetípico – para homens e mulheres – acabam se tornando uma divisão prática do trabalho, com o ônus da restrição e da repressão quase sempre na conta da mulher.

Por isso, é sempre bom lembrar: tem deusa da caça, da justiça, da riqueza, do submundo, do amor e da sexualidade. Com deusas dos mais variados perfis, não tem porque achar que a mulher deva ser qualquer coisa que não o que ela quiser!

Para os marqueteiros e também para todos que quiserem nos presentear, vale sempre a dica: cuidado ao querer nos elogiar e cumprimentar com os argumentos errados. Somos muito mais do que estereótipos!

Observe: a Lua Nova ganha corpo e chega quase aos 40% de iluminação. Em meio à Constelação de Touro, ela estará na direção Oeste, depois do pôr do Sol, nos fazendo companhia até pouco depois das 22h, quando ficará abaixo na linha do horizonte. A nossa rainha da noite estará ao lado de Alcyone, a estrela Eta da Constelação de Touro, e também na mesma longitude de Mirfak, a estrela Alfa da Constelação de Perseu, o herói mítico que matou Medusa e casou com Andrômeda, eternizado no céu nesse conjunto estelar.

Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.

Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.

Não sabe o seu ascendente? Faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO e saiba a posição dos astros no momento do seu nascimento.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: a cabeça está fervilhando, ariano. Fale o que pensa, mas tenha cuidado para não falar demais. Procure aproveitar o momento para agregar mais conhecimento.

Touro: é hora de organizar os seus recursos e também o seu tempo, taurino. Seja objetivo e administre bem as suas finanças.

Gêmeos: você está cheio de energia e também bastante intuitivo, geminiano. Só tenha cuidado para acabar se confundindo ao querer falar demais.

Câncer: use a intuição e procure priorizar a sua paz mental, canceriano. É hora de também dormir bem para repor as energias.

Leão: preste atenção às pessoas, leonino. É importante não querer se sobressair e perceber também quem realmente agrega aos seus planos e projetos.

Virgem: pense no longo prazo, virginiano. O momento pede atenção à sua carreira. Mostre o seu trabalho, mas mantenha a ansiedade sob controle.

Libra: esteja aberto a novos conhecimentos e opiniões divergentes, libriano. É sempre importante pensar no futuro e reciclar a sua visão de mundo.

Escorpião: esteja atento às parcerias, escorpiano. Veja quem realmente sabe dividir as coisas com você, respeitando suas questões mais íntimas.

Sagitário: atenção com o que fale, sagitariano. Saber se relacionar é uma arte e você precisa usar a sensibilidade para ouvir e acolher.

Capricórnio: organize-se, capricorniano. Cuide também da sua alimentação e rotina, sem se sobrecarregar.

Aquário: é hora de buscar novas soluções para antigos problemas, aquariano. O céu também favorece as paqueras, mas é preciso ir com calma.

Peixes: cuide da sua energia e da energia da sua casa, pisciano. Aliás, mesmo que o dia seja corrido, não deixe de dar atenção aos que mais precisam de você.