Horóscopo do dia: veja o que os astros reservam para todos os signos nesta segunda, 17

Crédito: Nasa

Tradicionalmente, uma Lua Cheia em janeiro pode ser chamada de Lua do Lobo. Mas essa Lua atingiu sua fase cheia em 16 de janeiro de 2014, à 1h54 no Brasil, cerca de duas horas após o apogeu, o ponto mais distante em sua órbita elíptica ao redor da Terra. A Lua cheia desse apogeu foi a menor dos últimos 1.000 anos. Ela manterá essa distinção até que uma Lua Cheia ligeiramente menor ocorra perto do apogeu em 2154 (Crédito: Nasa)

Que tal começar a semana já pensando na melhor forma de contemplar a luz do luar em boa companhia? Pois é, em plena segunda-feira, o céu nos presenteia com uma Lua Cheia muito especial. A Lua, nosso satélite natural e que nos encanta com sua magia ao reinar soberana na noite, estará no signo no qual se sente em casa, pois é sua regente: Câncer.

Sabe o que é melhor ainda? Que o ápice da Lua Cheia – ou seja, o momento em que a Lua estará exatamente a 180° de distância do Sol e, portanto, completamente iluminada – acontecerá diante dos nossos olhos, às exatas 20h48. Para quem estiver no litoral, será um bom momento para acompanhar a maré alta chegando ao seu máximo, conforme a Lua se aproximar do ponto mais alto do céu, por volta da 0h30 da madrugada da terça-feira, dia 18.


Essa dança entre o Sol, a Lua e as marés é notada desde os tempos imemoriais e nas mais diferentes culturas. Para além da história da astronomia e da astrologia ocidentais, praticamente todos os povos – incluindo, chineses, árabes, maias e indígenas das Américas do Sul e no Norte – notaram que as marés ficam mais altas nas noites mais iluminadas, ou seja, de Lua Cheia. E o mesmo acontece também nas noites mais escuras, quando temos a Lua Nova.

Tanto a Lua Nova como a Lua Cheia são as que contam com as marés mais altas. As marés mais baixas, por sua vez, acontecem quando a Lua está nas fases do Quarto Crescente e Quarto Minguante. Esse ciclo se repete todos os meses, praticamente desde que o planeta Terra passou a contar com essa imensa quantidade de água que temos nos oceanos.

Hoje, sabemos que esse movimento mensal relacionado às marés se deve à atração gravitacional que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra. E também está cada dia mais claro para a comunidade científica que ter uma Lua como a nossa foi fundamental para que houvesse vida nesse planeta azul que é nosso lar.

A Lua equilibra o eixo da Terra e permite que tenhamos ciclos naturais mais estáveis, o que teria favorecido a formação de material orgânico para emergência de formas de vida simples que, gradualmente, foram ganhando complexidade.

E o resultado disso é que, hoje, estamos aqui, tendo essa oportunidade incrível de estudarmos os mistérios da vida e do universo.  E é por isso que precisamos cuidar bem desse planeta, da vida que está aqui e das pessoas em sua diversidade.

Quando lembrar de algum mito ou história sobre a magia da Lua, lembre-se que ela é guardiã das águas, nesse grande útero que nos gerou chamado Terra!

Observe: logo depois do pôr do Sol, que acontece por volta das 19h, no horizonte Oeste, a Lua Cheia surgirá completamente iluminada, no horizonte Leste, e nos fará companhia a noite toda, cruzando o céu de Leste a Oeste até o amanhecer da terça-feira, dia 18. Dentro da Constelação de Câncer, a rainha da noite estará na mesma longitude de Procyon, a estrela Alfa da Constelação do Cão Menor. Cintilando em tom branco-azulado, Procyon poderá ser vista na direção Sul em relação à Lua.

– Dica: Se souber qual é o seu Ascendente, leia também as tendências para esse signo. Não sabe o seu ascendente? Calcule o seu Mapa Astral gratuitamente AQUI!

– Conheça também o meu site: www.virginiagaia.com.br

Áries: cuidado com as oscilações de humor, ariano. Encare tudo com bom humor. Esteja também mais próximo da família e resolva temas domésticos.

Touro: preste atenção às suas palavras, taurino. Você pode estar se comunicando em tom mais emocional do que de costume.  Ouça mais e fale menos.

Gêmeos: ter foco é fundamental, geminiano. Concentre-se também nos temas materiais da sua vida, sem apelar ao apego.

Câncer: use a intuição ao seu favor, canceriano. Aproveite também para manifestar apoio e acolher quem merece.

Leão: como anda o seu sono, leonino? Procure dormir bem e prestar atenção nos seus sonhos, leonino.

Virgem: você está bastante sociável, virginiano, mas é preciso evitar falar mais do que deveria. Esteja com as pessoas, mas não se exponha demais.

Libra: equilíbrio é essencial, libriano. Divida-se bem entre a vida pessoal e a carreira, sem exagerar na energia dedicada a cada um deles.

Escorpião: o dia promete aprendizado, escorpiano. Só evite ser dogmático ou querer ter razão em tudo. Saiba dialogar.

Sagitário: cuide do que é seu, sabendo também compartilhar, sagitariano. Acerte as finanças e fale sobre dinheiro com parceiros ou sócios, desde que com cuidado.

Capricórnio: seja solícito e solidário, capricorniano. É hora de você mostrar sua sensibilidade e capacidade de fazer acordos.

Aquário: não esqueça de planejar a agenda, aquariano. Saiba também trabalhar em equipe, sem assumir mais responsabilidades do que dá conta de realizar.

Peixes: a sedução está em alta, mas é preciso tomar cuidado com possíveis ilusões, pisciano. Seja romântico, mas sem exagerar na carência.






Sobre o autor

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é também colaboradora fixa de conteúdo em emissoras de rádio e TV, jornais, revistas e sites. Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.