“Deus não joga dados”, disse o renomado físico alemão Albert Einstein ao responder uma carta ao também físico Max Born. Com essa frase emblemática, o autor da teoria da relatividade questionava o caráter não determinístico da, na época, recém-descoberta mecânica das partículas subatômicas: a famosa – e ainda mal compreendida – física quântica. Nesta quinta-feira, dia 3, por mais aleatório que possa parecer, o astral nos conduz a reflexões filosóficas dessa natureza.

Junto à imaterial Lua Nova desta semana, teremos também um encontro bastante bombástico no céu. Os planetas Vênus e Marte chegam à conjunção exata com o pequeno notável do Sistema Solar, Plutão. No caso de Marte, o encontro acontece passados exatos dois anos – tempo que o planeta vermelho leva para completar uma volta no zodíaco – desde o fatídico março de 2020, quando o mundo se fechou em casa, em lockdown, para passar por uma guerra contra um inimigo invisível, causador de uma pandemia. De lá para cá, o sisudo Saturno ficou em conjunção com o sábio Júpiter, no signo de Aquário, em dezembro de 2020.

Agora, Saturno, ainda em Aquário, está de mãos dadas com o mental Mercúrio, o que nos ajuda a processar melhor o simbolismo desses tempos que parecem tão desafiadores. E Júpiter está abraçado com o Sol, demandando que joguemos mais luz sobre as nossas crenças e valores. E é sob esse contexto que estamos enfrentando uma nova guerra, agora contra um inimigo que tem o tamanho da estupidez humana. Mesmo com agressor e vítima sendo bem conhecidos da geopolítica, há novamente um componente invisível que nos aterroriza: a bomba atômica. E essa remete à energia monumental gerada pelas minúsculas partículas de comportamento estranho a que Einstein se referia.

E é exatamente sobre tudo que é muito pequeno e muito poderoso que o simbolismo de Plutão se refere, na astrologia. Plutão foi descoberto em 1930, pelo astrônomo Clyde Tombaugh, um contemporâneo de Einstein na época que ficou conhecida como “Era de Ouro da Física”. O nome do planeta, que remete ao invisível deus do submundo e dos mortos na mitologia romana (o mesmo que Hades, para os gregos)  foi sugerido por uma menina de 11 anos. Em homenagem a Plutão, foram nomeados o cão de estimação do Mickey Mouse, Pluto (o mesmo que Plutão, só que em inglês), e também um novo elemento químico, o plutônio. Infelizmente, diferentemente do simpático cãozinho da Disney, o radioativo plutônio não traz boas recordações, uma vez que serviu de ingrediente para a bomba nuclear lançada sobre a cidade de Nagasaki, no Japão, ao final da Segunda Guerra Mundial.

Distante, gelado e de dimensões minúsculas, Plutão perdeu o status de planeta em 2006, tornando-se, assim, o rei dos planetas anões do Sistema Solar. Até a descoberta de Plutão, o posto de regente do signo de Escorpião era ocupado exclusivamente pelo planeta Marte, patrono da guerra, da morte e também das grandes paixões, desde os primórdios da astrologia. Com a chegada do poderoso planeta, o trono do mais transformador dos signos do zodíaco passou a ser compartilhado. Para a gente ver que, no universo simbólico, até os mais durões dos planetas convivem em harmonia.

O mais poético de toda essa história é que, com a tecnologia dos telescópios espaciais, pudemos ver que Marte e Plutão têm mais uma coisa em comum: ambos passaram a mandar fotos de corações para a Terra! É isso mesmo: em Marte, há uma cratera em formato de coração, enquanto que Plutão tem um coração desenhado em sua superfície, como se estivesse de peito aberto para nós. Sinal de que nesse mundo cheio de significado, os diversos deuses e deusas podem até jogar dados, mas com certeza a mensagem final é a de que, mesmo nos tempos mais difíceis, nada deve superar a nossa capacidade de amar.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Observe: ver a Lua Nova ainda requer o céu limpo e muito esforço. A rainha da noite estará próxima ao horizonte Oeste, logo depois do pôr do Sol, com menos de 5% do corpo iluminado. Em meio à Constelação de Peixes, ela nos fará companhia no céu por pouquíssimo tempo, ficando abaixo do horizonte visível antes das 19h30.

Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.

Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.

Não sabe o seu ascendente? Quer saber a posição dos astros no momento do seu nascimento? Calcule o seu MAPA ASTRAL GRATUITO no meu site!

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: você está intenso e cheio de energia, ariano. Aproveite tudo isso para direcionar de maneira sábia e inteligente. Cuide também do seu corpo.

Touro: preste atenção ao seu bem-estar emocional, taurino. É hora de você olhar para dentro, controlando a ansiedade.

Gêmeos: pense no longo prazo, geminiano. O céu ajuda você a fazer planos, mas é preciso ter os pés no chão e buscar as companhias certas.

Câncer: é hora de pensar na carreira e ir atrás dos seus planos, canceriano. Só não vale acabar sucumbindo ao autoritarismo: seja firme, porém, flexível.

Leão: o momento pede sabedoria e também aprendizado, leonino. É hora de você pensar nos conhecimentos que podem agregar aos seus planos.

Virgem: vire páginas com inteligência e trabalhe o desapego, virginiano. Divida suas questões com pessoas de confiança para poder tomar decisões melhores.


Libra: fale o que você sente, mas tenha cuidado com as palavras, virginiano. É importante que você saiba dialogar.

Escorpião: você está intenso, mas precisa saber direcionar isso tudo para não se perder na execução dos seus planos, escorpiano. Dê atenção à saúde e à rotina.

Sagitário: use o seu poder de persuasão de maneira inteligente, sagitariano. Só cuidado para não parecer demasiadamente autocentrado.

Capricórnio: é hora de cuidar melhor da sua intimidade e da vida familiar, capricorniano. Separe um tempo para quem você mais ama, mesmo que a rotina esteja corrida.

Aquário: organize o seu pensamento e a sua comunicação, aquariano. Você está cheio de ideias, mas precisa eleger prioridades e só falar o necessário.

Peixes: invista o seu tempo e os seus recursos somente naquilo que vale a pena, pisciano. É fundamental que você saiba eleger prioridades.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias