O que significa ser inteligente para você? O céu nos faz essa pergunta, mas busca respostas mais originais do que os conceitos popularizados em forma de estereótipos. Com a Lua chegando à fase Cheia na madrugada desta quinta-feira, dia 17, para a sexta-feira, dia 18, também teremos um aspecto harmônico entre Mercúrio e Urano, favorecendo atividades intelectuais, a comunicação e o uso intensivo da tecnologia.

O mais interessante é que isso tudo ocorre no mesmo momento em que a Lua Cheia acontece em um dos eixos zodiacais, cujo simbolismo é dos mais contrastantes. Falei bastante sobre essa dualidade quase paradoxal entre o Sol pisciano e a Lua Cheia virginiana na coluna de ontem. É como se fôssemos realmente convidados a integrar aspectos mais sutis da nossa existência com o que há de mais trivial no cotidiano sob a argumento da inteligência.

Ao longo da história, já passamos por diversos conceitos de inteligência. Na Antiguidade, as imagens do cientista e do sacerdote estavam completamente associadas, sendo que magia e ciência eram conceitos quase sinônimos. Na Idade Média, a Igreja buscou monopolizar a produção do conhecimento e colocou sob os seus domínios a formação filosófica e científica da elite intelectual e política da época.

Com o Renascimento, tivemos o florescimento de uma burguesia que passou a apoiar figuras geniais como Leonardo da Vinci, que iam da metafísica à física sob o signo da alquimia. Foi somente depois da Revolução Francesa e do Iluminismo que passamos a reservar um lugar para a inteligência que é totalmente separado da vida espiritual. Mas, antes de crucificar René Descartes e o método que começa a ser difundido a partir dele, é preciso reconhecer que essa divisão também favoreceu muitas descobertas e revoluções científicas importantíssimas.

Entretanto, o cartesianismo também trouxe uma conta cara a ser paga pela sociedade como um todo. Ao contrapor a ciência e as experiências sutis do ser humano, estamos todos muito longe de entender questões complexas como a nossa própria consciência. Por isso, vale aproveitar o astral desses dias para refletir como é possível conciliar esses temas que podem até parecer opostos, mas não são e, principalmente, não devem ser.

Vale então inspirar-se em duas figuras distintas como o cientista Carl Sagan e o ocultista Aleister Crowley. Enquanto o primeiro ficou famoso por sua afirmação de que a “ciência é uma fonte profunda de espiritualidade”, o segundo tinha como mote entre os seus iniciados “o método é a ciência, mas o objetivo é a religião”. Afinal, equilíbrio é sempre bem-vindo e conciliação é a melhor palavra de ordem!

Observe: a Lua surge no horizonte Leste praticamente no mesmo momento em que o Sol estiver se pondo, no Oeste. Já completamente iluminada, a rainha da noite cruzará o céu, de Leste a Oeste, chegando ao seu ponto mais alto pouco depois da meia noite, já da sexta-feira, dia 18, quando também teremos o aspecto exato da Lua Cheia, por volta das 4h. Na Constelação de Virgem, a rainha da noite terá, na direção Sul, Zavijava, a estrela Beta desse conjunto estelar, e ao Norte, Denebola, a estrela Beta da Constelação de Leão. Nessa mesma noite, o nosso satélite natural ficará também na mesma longitude de Alkes, a estrela Alfa da Constelação de Crater.

Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.

Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.

Não sabe o seu ascendente? Faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO e saiba a posição dos astros no momento do seu nascimento.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: deixe tudo em ordem, sem se perder demais nos detalhes, ariano. É hora de ser prático e resolver pendências.

Touro: que tal cuidar um pouco mais de você, taurino? Lembre-se de não deixar que nada abale a sua autoestima.

Gêmeos: procure um cantinho só seu ao longo do dia para poder organizar os pensamentos, geminiano. É fundamental também estar mais próximo da família e das pessoas mais queridas.

Câncer: troque experiências com as pessoas e saiba ouvir antes de sair falando de você, canceriano. O céu pede mais seletividade no que comunicar aos outros.

Leão: divida bem os seus recursos com os recursos dos outros, leonino. O momento é fundamental para você se organizar em relação às suas prioridades.

Virgem: cuide de você, virginiano. É um bom momento para fazer algo novo no visual, cuidar do corpo e cultivar o seu amor próprio.

Libra: dê mais atenção aos seus sonhos, libriano. Não seja tão duro com você e aproveite o astral propício para cuidar do seu universo interno.

Escorpião: preste mais atenção às pessoas à sua volta, escorpiano. O momento pede que você perceba os amigos e as parcerias verdadeiras.

Sagitário: não tenha medo de assumir responsabilidades, sagitariano. Só cuidado para não parecer autoritário ao tentar resolver tudo à sua moda.

Capricórnio: com a mente afiada, você está cheio de ideias e ousadia, capricorniano. Não deixe de aproveitar essa energia para colocar a leitura em dia e manter conversas profundas.

Aquário: cuide das suas finanças, aquariano. Também vença medos e saiba tocar em temas sensíveis junto com as pessoas com quem você divide ou administra recursos em parceria.

Peixes: fale o que você sente, pisciano. Só tenha cuidado para não pecar pelo excesso de dramatização e sensibilidade.