Nesta terça-feira, 22, o dia amanhece inspirado pela flecha da ousadia, das novas ideias e das grandes jornadas em busca do conhecimento. O Sol, nosso astro-rei, ingressa nos domínios zodiacais de Sagitário, o signo do arqueiro destemido. Assim, ainda que a Lua Minguante esteja em seus últimos suspiros, o astral se enche de vontade de chegar mais longe.

O simbolismo sagitariano está relacionado ao período de transição, no Hemisfério Norte, entre o final do outono e o início do inverno. Aqui no Hemisfério Sul, vivemos o contrário: essa última terça parte do outono boreal corresponde à primavera austral. Daqui a, mais ou menos, 30 dias – quando houver o Solstício que marca o ingresso do Sol no signo de Capricórnio -, estaremos em pleno verão, abaixo do Equador, e também no início do inverno, para quem está na parte superior do globo terrestre.

Como marca a transição entre duas estações climáticas, diz-se então, em linguagem astrológica, que Sagitário é um signo Mutável. O seu elemento, por sua vez, é o Fogo, caracterizado pelo espírito automotivado desse signo onde Júpiter, o maioral dos planetas, tem sua morada mais filosófica e expansiva. Sagitário é, assim, o espírito da automotivação.

Do ponto de vista ocultista, o simbolismo do arqueiro é dos mais profundos. Ele remete à pontaria, ao olhar certeiro, clínico e também a tudo o que lançamos e não tem volta. Afinal, o arco e flecha está entre as armas mais antigas da humanidade. Outra associação interessante é o fato de o arco e a flecha também fazerem alusão aos órgãos sexuais. Enquanto a flecha remete ao falo, o arco remonta à vulva.

No céu, além da Constelação de Sagitário, a flecha também aparece em outro conjunto de estrelas menos popular, mas também descrito pelo grego Cláudio Ptolomeu entre as 48 constelações clássicas: a Constelação de Sagitta. Ela é pequena, mas está entre a Constelação da Águia e a Constelação do Cisne. No caso de Sagitta, um dos mitos atrelados a ela é a de que representa a flecha enviada por Hércules para matar a águia que devorava o fígado de Prometeu, aquele que foi castigado por roubar o fogo dos deuses para oferecê-lo à humanidade.

Aliás, outra imagem mítica presente na imagem do arqueiro da Constelação de Sagitário é o centauro, que também se repete no céu, na Constelação do Centauro. Esse ser que é metade humano e metade cavalo reúne a força motriz dos galopes que dão acesso a novos territórios e culturas ao passo em que também eleva o espírito. No caso da figura retratada na Constelação do Centauro, temos a imagem de Quiron, o curador ferido que ensinou o segredo das ervas e da cura. Foi Quíron quem proporcionou o nascimento da medicina praticada por Esculápio, o mítico médico retratado na Constelação do Serpentário.

Reunindo tantos conceitos e símbolos importantes, não é de surpreender o fato de a Constelação de Sagitário apontar a direção do buraco negro supermassivo que está no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Sagittarius A*, como é chamado, representa um dos grandes mistérios da ciência. Assim como outros buracos negros, sua gravidade é tão intensa, que nem a luz consegue escapar!

Observe: ausente do céu noturno, a Lua Minguante ascende ao Leste praticamente junto ao Sol, chegando ao céu pouco antes das 5h da manhã da quarta-feira, dia 23. A  dica então é a de tentar tentar localizar alguns dos planetas visíveis a olho nu. Gradualmente mais próximo da oposição ao Sol, o planeta Marte está bastante brilhante no céu. Ele ascende ao Leste, pouco depois das 20h, em meio à Constelação de Touro, ficando visível até o amanhecer. Já a dupla de gigantes gasosos, Saturno e Júpiter, está visível a partir do ocaso solar. Em meio à Constelação de Capricórnio, Saturno nos faz companhia até aproximadamente a meia noite, enquanto Júpiter, nas dependências da Constelação de Peixes, fica visível até por volta das 2h, quando passará da linha do horizonte Oeste.

Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Então, tenha melhor aproveitamento do horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente, que é fundamental que você conheça. Para saber a posição de todos os signos, incluindo a do ascendente, assim como dos planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO!

Saiba mais sobre astrologia, mapa astral e o papel do astrólogo, neste artigo.

Estude com seriedade e fundamento! Conheça o Curso de Formação em Astrologia e também o Curso de Formação em Tarô. Matrículas abertas!

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: use a intuição para saber o que dividir com as pessoas, ariano. O momento pede para você tomar decisões em conjunto, mas sem se estressar com seu parceiros.

Touro: é hora de investir no diálogo e no equilíbrio nas suas relações, taurino. É preciso saber quem deve estar ao seu lado. Cuidado com excessos nas palavras.

Gêmeos: é hora de trabalhar bem em equipe, geminiano. Invista na boa comunicação e nas trocas com os seus pares.

Câncer: é hora de saber se posicionar, mas tomar cuidado com radicalismos, canceriano. Relaxe um pouco e aproveite o momento para fazer algo prazeroso.

Leão: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, leonino. Especialmente nos temas domésticos, é hora de literalmente botar ordem na casa.

Virgem: organize o pensamento antes de sair fazendo as coisas sem planejamento, virginiano. Aliás, aproveite o dia para ouvir mais do que falar.

Libra: evite gastos desnecessários, libriano. Aliás, aproveite o momento para fazer planos para as suas finanças.

Escorpião: é hora de encerrar ciclos e ver o que você precisa fazer de novo na sua vida, escorpiano. Use a intuição a seu favor, mudando padrões.

Sagitário: o Sol ingressa no seu signo, sagitariano. Aproveite o dia para refletir sobre o que você quer para o seu novo ano pessoal.

Capricórnio: é hora de perceber as situações e espaços sociais que fazem sentido para você, capricorniano. O momento pede mais seletividade em relação às companhias.

Aquário: use a liderança de maneira sábia, aquariano. O momento pede mais ação e planejamento de longo prazo, mas com calma e cautela.

Peixes: veja e reveja as suas crenças, pisciano. O momento pede mente aberta e capacidade de aprender com quem sabe mais ou é mais experiente do que você.