Horóscopo do dia: confira o que os astros reservam para esta segunda, dia 4

Coluna: Virginia Gaia

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é também colaboradora fixa de conteúdo em emissoras de rádio e TV, jornais, revistas e sites. Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.

Horóscopo do dia: confira o que os astros reservam para esta segunda, dia 4

As Plêiades são o aglomerado aberto mais brilhante de estrelas no céu da Terra e podem ser vistas de quase qualquer local a olho nu. Acredita-se que a jovem nuvem de poeira faz parte do Cinturão de Gould, um anel incomum de formação de estrelas jovens ao redor do Sol na Via Láctea. Nos últimos 100 mil anos, parte do Cinturão de Gould está se movendo pelas Plêiades mais antigas, causando uma forte reação entre estrelas e poeira. A pressão da luz das estrelas repele significativamente a poeira na nebulosa de reflexão azul circundante, com partículas de poeira menores sendo repelidas com mais força. Um resultado de curto prazo é que partes da nuvem de poeira se tornaram filamentosas e estratificadas
As Plêiades são o aglomerado aberto mais brilhante de estrelas no céu da Terra e podem ser vistas de quase qualquer local a olho nu. Acredita-se que a jovem nuvem de poeira faz parte do Cinturão de Gould, um anel incomum de formação de estrelas jovens ao redor do Sol na Via Láctea. Nos últimos 100 mil anos, parte do Cinturão de Gould está se movendo pelas Plêiades mais antigas, causando uma forte reação entre estrelas e poeira. A pressão da luz das estrelas repele significativamente a poeira na nebulosa de reflexão azul circundante, com partículas de poeira menores sendo repelidas com mais força. Um resultado de curto prazo é que partes da nuvem de poeira se tornaram filamentosas e estratificadas Foto: Nasa

Vamos dar boas vindas a esta semana que começa em pleno ápice da temida conjunção entre Marte e Saturno! Mãos à obra, mas não esqueça: mais vale unir forças do que competir por espaço. Para você que perdeu as colunas nas quais falei sobre a força do simbolismo dessa dupla, sugiro que você dê uma olhada aqui e também no horóscopo semanal, pois dei mais detalhes desse encontro que acontece, em média, a cada dois anos.

Com tanta energia concentrada sob o signo da individualidade da luta para romper obstáculos, é preciso lembrar que as melhores conquistas são aquelas que construímos com o tempo e, melhor ainda, em conjunto. Aliás, nesta segunda-feira, vamos tomar cuidado com a pressa! Já parou para pensar como a ansiedade por fazer tudo muito rapidamente não só é inimiga da perfeição e da saúde mental como também contraria o entendimento do universo?

Façamos uma reflexão. Sabe aquele estresse todo que gera inúmeras brigas no trânsito por conta de meio centímetro que teria, potencialmente, o poder de fazer alguém chegar meio minuto mais cedo em algum lugar? Na hora que esse tipo de ansiedade bater, lembre-se somente de um número: 14 bilhões! E sabe por que? Pois 14 bilhões de anos é a idade estimada do universo.

A Terra, esse planeta azul cheio de vida que chamamos de casa, segundo as estimativas da ciência, teria aproximadamente 4,5 bilhões de anos. As estrelas que enfeitam o nosso céu noturno e dão corpo aos mitos que servem de inspiração para a vida por aqui têm centenas de milhões ou bilhões de anos também.  Já a humanidade, ao menos do jeito que conhecemos, tem muito menos. Muito menos, mesmo!

Se imaginarmos o processo de sedentarização, que fez com que passássemos a viver em sociedades organizadas com base na percepção do tempo, voltaremos 10 a 12 mil anos, no máximo. Foi somente daí que passamos a contar dias e noites, ciclos dos astros pelo céu e a identificar estações climáticas, criando os calendários que passaram a servir de referência para ciclos agrícolas.

Então, vamos celebrar o encontro bienal entre o apressado Marte e o esforçado Saturno para exigir somente o suficiente, de nós mesmos e dos outros. Houve muita evolução no universo e aqui na Terra até chegarmos ao nível de organização que temos hoje. Precisamos fazer jus a toda essa história evolutiva do cosmos!

Observe: a Lua Nova ganha corpo e também tempo para nos fazer companhia no céu noturno. Depois do pôr do Sol, a rainha da noite poderá ser vista próxima ao horizonte Oeste. Com pouco mais de 10% do corpo iluminado, ela estará em meio à Constelação de Touro, ficando abaixo do horizonte visível pouco depois das 20h. Ao longo desse período, o nosso satélite natural ficará na mesma longitude de Algol, a estrela Beta da Constelação de Perseu, estando também próxima de Alcyone, a estrela Eta da Constelação de Touro, e suas companheiras estelares do aglomerado das Plêiades.

Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.

Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.

Não sabe o seu ascendente? Faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO e saiba a posição dos astros no momento do seu nascimento.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: cuide do que é seu, ariano. O momento pede para você se planejar. Organize  sua agenda e também as finanças, sem se afobar.

Touro: direcione energia para as coisas certas e evite se desgastar, taurino. Pense no longo prazo e exerça liderança com sabedoria.

Gêmeos: o dia favorece os aprendizados, geminiano. Ouça as pessoas mais velhas e não queira fazer nada sem ter certeza do que quer.

Câncer: pense nas pessoas e situações que realmente merecem a sua atenção, canceriano. É importante olhar para frente e virar páginas junto com quem realmente importa.

Leão: faça boas parcerias e converse com as pessoas demonstrando interesse, leonino. É fundamental que você esteja disponível e pronto para ajudar.

Virgem: seja prático, virginiano, sem deixar de lado o cuidado e o conhecimento necessário para tomar decisões embasadas.

Libra: os temas da sedução e da sexualidade podem estar em alta, em plena segunda-feira. Vá com calma, libriano, medindo os seus passos.

Escorpião: evite o excesso de pressão sobre você mesmo e, especialmente, sobre os outros, escorpiano. Pegue leve e tenha calma.

Sagitário: é preciso organizar-se e não deixar de cuidar da alimentação, sagitariano. Procure ter uma rotina saudável.

Capricórnio: tenha cuidado com o apego e a vontade de controlar tudo, capricorniano. É preciso saber conduzir as coisas com cuidado, mas relaxar também para viver o momento.

Aquário: preserve a sua intimidade, aquariano. Aliás, evite atritos familiares ou mesmo na sua casa. Mantenha a calma, independente do contexto agitado.

Peixes: Meça bem as palavras, pisciano. Evite também distrações. É hora mais de sentir do que de sair por aí opinando sobre o que você pode não conhecer direito.