O fim de semana chega com gosto de virada! No sábado, dia 31, a Lua Crescente ingressa no signo de Touro e encerra 2022 em grande estilo, pedindo mais prazer e entrega aos sentidos. E é assim que daremos as boas vindas ao novo ano-calendário. E, mesmo que a natureza do tempo seja uma questão em aberto aos olhos da ciência, do ponto de vista cultural, é ele que nos guia pela senda da vida.

Afinal, somos todos narrativas ambulantes, construindo histórias cheias de significado ou, pelo menos, em busca disso. Pois é preciso lembrar que toda biografia precisa do tempo e de ciclos delimitados para se realizar. E foi tentando encontrar um sentido para essa nossa história em meio ao cosmos que passamos a observar os movimentos dos astros no céu. Dessa maneira, foram idealizados diversos calendários, das mais variadas culturas e civilizações,  incluindo daquelas que até acabaram sendo extintas.

Os conceitos de dia, semana e mês, por exemplo, tem raízes culturais que remetem à região do Crescente Fértil, na Mesopotâmia, berço da civilização. De lá para cá, inúmeras reformas e adaptações foram feitas até que chegássemos ao atual calendário gregoriano. E daí veio a tradição de celebrar o fim de um ciclo e o começo de outro como fazemos hoje.

No momento da virada, estaremos com a Lua Crescente aos 5°14’ do firme signo de Touro. No céu, poderemos vê-la desde o pôr do Sol do sábado, dia 31, até pouco depois da 1h da madrugada do domingo, dia 1°, quando a rainha da noite ficará abaixo do horizonte visível. À meia-noite, exatamente, quando estivermos brindando o novo ano, a Lua estará  se aproximando do horizonte Oeste, em meio à Constelação de Áries, alinhada a Sheratan e Mesarthim, as estrelas Beta e Gama, respectivamente, que ficam na cabeça do carneiro, que representa o mito do próspero Velocino de Ouro.

Reforçando a mensagem de que 2023 chega pedindo mais atenção e atitude em relação aos temas femininos, a Lua também estará na mesma longitude de Caph, a estrela Beta da Constelação de Cassiopeia. Apesar de ser de difícil visualização no Hemisfério Sul, dada a sua proximidade do Polo Celeste Norte, a Constelação de Cassiopeia homenageia uma mítica rainha da Etiópia, que aparece em meio às estrelas sentada em um trono. De acordo com o mito, Cassiopeia é esposa de Cepheus, o rei retratado na Constelação de Cepheus, e mãe de Andrômeda, a jovem retratada na Constelação de Andrômeda.

Orgulhosa da beleza de sua filha, Cassiopeia desperta a ira das nereidas, as ninfas do mar. Diante do conflito e para evitar a completa destruição de seu reino, Cassiopeia se vê obrigada a oferecer Andrômeda em sacrifício. Por sorte, o guerreiro Perseu ― também retratado na Constelação de Perseu ― consegue salvar a jovem, tendo então o casamento com Andrômeda abençoado pelo casal real. Do ponto de vista astrológico, a estrela Caph marca o trono da rainha e é, sem dúvida, um símbolo de poder feminino.

Tudo isso para receber o ano que, de acordo com a magia astrológica dos sacerdotes caldeus, será regido pela Lua. Então, contemplar o nosso satélite natural na hora da virada talvez nunca tenha feito tanto sentido. Afinal, hoje já sabemos – com o avanço da ciência –  que vida complexa como a nossa é algo aparentemente raro no universo e que, na origem e evolução das espécies, a Lua tem papel fundamental por conta da magnitude das marés que temos aqui na Terra.

Feliz ano-novo! É hora de celebrar essa oportunidade única – e incrivelmente breve – que temos, chamada de vida! E que 2023 seja muito mais do que apenas uma forma de medir o tempo!

Observe: no sábado, dia 31, a Lua Crescente estará, com aproximadamente 70% de iluminação, no alto do céu, depois do último pôr do Sol de 2022. Será possível localizá-la em meio à Constelação de Áries, deslocando-se em direção ao Oeste para nos fazer companhia até pouco depois da 1h do domingo, dia 1°. Na noite que sucede o primeiro dia de 2023, próximo de chegar aos 80% do corpo iluminado, o nosso satélite natural estará alto e ligeiramente ao Leste. Ainda em meio à Constelação de Áries, a rainha da noite também estará na mesma longitude de Rucha ou Ruchbah, a estrela Delta da boreal Constelação de Cassiopeia.

Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Então, tenha melhor aproveitamento do horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente, que é fundamental que você conheça. Para saber a posição de todos os signos, incluindo a do ascendente, assim como dos planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO!

Saiba mais sobre astrologia, mapa astral e o papel do astrólogo, neste artigo.

Estude com seriedade e fundamento! Conheça o Curso de Formação em Astrologia e também o Curso de Formação em Tarô. Matrículas abertas!

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: faça as coisas com calma, ariano. É preciso consolidar o caminho e saber onde você está pisando. Comece o ano com serenidade.

Touro: faça bom uso da intuição, taurino. Aliás, aproveite o momento também para cuidar do seu corpo, evitando excessos, na medida do possível.

Gêmeos: o fim de semana favorece a introspecção e a reflexão, geminiano. Aliás, procure dormir bem e descansar, mesmo com o clima e festa.

Câncer: celebre junto aos amigos, mas tenha o cuidado para não se expor demais, canceriano. O momento pede mais atenção aos detalhes para pensar no futuro de maneira mais concreta.

Leão: faça bom uso do carisma e das possibilidades de destaque social, leonino. É hora também de curtir o momento, mas com responsabilidade.

Virgem: reforce a sua fé, virginiano. O momento favorece as reflexões e a vontade de aprender coisas novas. Valorize as opiniões dos mais velhos.

Libra: é hora de virar páginas, libriano. O momento ajuda você a olhar para o futuro, se desprendendo de padrões que não servem mais.

Escorpião: o fim de semana ilumina os seus relacionamentos, escorpiano. Esteja aberto a novas possibilidades, percebendo as pessoas nas entrelinhas.

Sagitário: mesmo que o fim de semana seja cheio de excessos, não deixe de cuidar de você, sagitariano. É preciso saber apreciar as coisas com moderação.

Capricórnio: seja criativo e curta um pouco mais o momento, capricorniano. A sedução também está em alta, então aproveite.

Aquário: aproveite os últimos momentos do ano para dar uma boa organizada na sua casa, aquariano. Deixe para trás o apego a detalhes sem maior significado.

Peixes: esteja aberto a novos contatos e conversas interessantes, pisciano. É hora de exercer plenamente a sua capacidade de comunicação.