Sensibilidade, comoção e solidariedade. É o que o céu pede nesta terça-feira, dia 29. O astral desses dias não está para amadores: cobra ação, favorece as verdades ditas sem rodeios, mas ao mesmo tempo pede cuidado e sensibilidade. E o melhor: favorece as mudanças e os fins de ciclo. Por isso, sejamos justos e éticos, pois mais do que agradar a platéia, é preciso fazer o que é correto.

A Lua Minguante pisciana avança para chegar cada vez mais perto do Sol ariano. Os dias que antecedem a Lua Nova são historicamente os mais envoltos no mistério. As noites ficam mais escuras, sem o nosso satélite natural refletindo a mesma quantidade de luz solar. Assim, a rainha da noite deixa de clarear os pontos sem iluminação artificial aqui na Terra.

Em contrapartida, as marés da Lua Nova, assim como durante a Lua Cheia, são maiores e oscilam mais ao longo do dia. A diferença, então, entre as marés da Lua Nova e as da Lua Cheia não está em sua intensidade, mas na presença do brilho lunar. Quando a Lua está completamente iluminada, seu brilho se reflete nas águas para embalar o romantismo na orla, algo que não acontece durante a Lua Nova. E isso, do ponto de vista mágico, metafísico e psicológico, faz toda a diferença!

Nas tradições mágicas da maior parte das culturas, o período do fim da Lua Minguante é  considerado o ideal para afugentar os maus espíritos, enfrentar inimigos e banir hábitos malfeitores. Pois, nesses dias, temos a maior intensidade e dramaticidade das marés sendo embaladas pela mais absoluta escuridão. É a força emocional das águas associada ao breu das trevas da alma.

Quando há o encontro exato da Lua com o Sol – o que acontece nesta semana, na madrugada da quinta-feira, dia 31, para a sexta-feira, dia 1º – temos a ausência completa do nosso satélite natural no céu noturno, com as marés mais altas e oscilantes de todo o mês. A rainha da noite não nos abandona nunca. Ela estará, da mesma forma, orbitando esse planeta que chamamos de casa, mas pela proximidade ao Sol, cruzará o céu diurno ao lado do nosso astro-rei, nos privando de sua beleza em meio ao céu noturno e estrelado.

Depois, quando a Lua começar a abrir novamente distância em relação ao Sol, a veremos voltar às noites, ganhando corpo dia a dia. Essa dança entre Sol e Lua, o casal mais famoso do céu, já dura bilhões de anos. E nós estamos aqui para admirá-la há bem pouco tempo. Mas, desde que desenvolvemos a consciência, buscamos entender o significado dessas interações. Primeiro, em forma de magia e, depois, pelos olhos da ciência.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Aproveite esse momento escuro e intenso para fazer faxina interna. Expurgue os seus demônios, especialmente aqueles que podem fazer você deixar de olhar para as necessidades da pessoa ao lado, seja quem for. A vida é muito curta para que percamos tempo alimentando sentimentos ruins.

Observe: nesses dias do fim da Lua Minguante, só os adeptos da madrugada poderão admirar o nosso satélite natural. A Lua ascenderá pelo horizonte Leste depois das 4h30 da manhã da quarta-feira, dia 30, com menos de 5% do corpo iluminado. Em meio à Constelação de Aquário, ela estará mais baixa que Vênus e Marte, na Constelação de Capricórnio, que chegarão ao céu cerca de duas horas antes. Pouco abaixo da Lua, ascenderá Júpiter, por volta das 5h, também em meio à Constelação de Aquário.  Ao longo do pouco tempo que puder ser vista no céu, a rainha da noite estará na mesma longitude que Achernar, a estrela Alfa da Constelação de Eridanus, o rio mítico que deságua pelo Hemisfério Sul Celeste.

Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.

Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.

Não sabe o seu ascendente? Faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO e saiba a posição dos astros no momento do seu nascimento.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: cultive a sensibilidade e o sexto-sentido, ariano. Procure também dormir bem e relaxar a mente ao longo do dia.

Touro: pense na qualidade das suas companhias, taurino. Não vale a pena se expor ou comprar brigas por quem não o valoriza na mesma medida.

Gêmeos: pense na carreira e no longo prazo, geminiano. Evite deixar questões mal resolvidas, procurando resolver com sensibilidade o que estiver em aberto.

Câncer: esteja aberto a diferentes visões e opiniões, canceriano. É importante dialogar e aprender com os outros.

Leão: é hora de virar páginas, leonino. Mas tome cuidado com radicalismos. É importante saber dialogar e pensar em novas soluções conjuntas.


Virgem: saiba dividir bem as suas questões e ser diplomático, virginiano. O diálogo é fundamental, assim como a compreensão.

Libra: é hora de dar atenção aos detalhes e ser rigoroso no trabalho, libriano. Só tenha cuidado com o seu humor.

Escorpião: você está com o seu poder de persuasão em alta, escorpiano. Mas é importante que não peque pelo excesso de individualismo. Cuidado!

Sagitário: dê atenção às pessoas com quem você compartilha a sua intimidade, sagitariano. É bom estar aberto a ouvir as pessoas próximas, inclusive, da família.

Capricórnio: use a comunicação com sabedoria, capricorniano. Evite palavras duras e invista a sua capacidade mental em novos contatos.

Aquário: faça tudo com calma e tenha senso de prioridade, aquariano, É importante que você resolva o que é realmente indispensável.

Peixes: trabalhe temas místicos e a espiritualidade, pisciano. Que tal meditar ou simplesmente separar alguns minutos para refletir? Será de grande ajuda.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias