Comportamento

Hong Kong justifica que se amarre crianças à cama na quarentena por covid-19

Crédito: AFP/Arquivos

Hong Kong justifica que se amarre crianças à cama na quarentena por covid-19 (Crédito: AFP/Arquivos)


As autoridades de Hong Kong aprovaram que, em alguns casos, seja possível amarrar à cama bebês e crianças em isolamento, apesar das críticas pelas possíveis consequências psicológicas destas medidas contra o coronavírus, expressas por internautas nas redes sociais nesta quinta-feira (18).

+ SP vê transmissão da covid-19 em alta, em patamar semelhante ao da 2ª onda
+ Alemanha investiga fraudes em centros de teste de covid-19
+ UE libera vacina da Pfizer-BioNTech contra Covid-19 para faixa etária de 12 a 15 anos

Embora seja uma das cidades mais densamente povoadas do mundo, globalmente, a ex-colônia britânica conseguiu controlar a pandemia. Até agora, foram registrados 11 mil casos e 200 mortes relacionadas ao coronavírus, resultado obtido com a adoção de algumas das medidas e restrições mais severas do mundo.

No momento, as medidas não provocaram protestos significativos. Nas últimas semanas, porém, a indignação vem aumentando, em parte pelo cansaço de parte da população diante de restrições que não dão sinais de desaparecer.

Surgiram nas redes sociais críticas a uma prática que consiste em separar os filhos dos pais em unidades de isolamento. Há denúncias de que algumas mães foram proibidas de amamentar seus filhos e que crianças estão amarradas à cama para não se movimentarem.

Esta semana, o governo justificou as medidas em vários comunicados, incluindo a prática de amarrar crianças.

“Em geral, o hospital contemplará a aplicação de meios de contenção física apenas em pacientes pediátricos para salvaguardar a segurança e o bem-estar dos pacientes”, declarou a autoridade responsável pelos hospitais em uma nota divulgada na noite de quarta-feira.

De acordo com o comunicado, a medida será tomada com o “consentimento prévio dos pais e responsáveis”.

O texto afirma ainda que os pais negativos para covid-19 podem acompanhar seus filhos doentes nas unidades de isolamento, quando houver espaço. Já há registros, porém, de casos de pais em isolamento que foram separados de seus filhos.

Nos últimos dias, os consulados de Suíça, Reino Unido, Estados Unidos e França expressaram sua preocupação com as possíveis consequências psicológicas destas medidas.

Em Hong Kong, qualquer pessoa que teste positivo para o coronavírus é imediatamente hospitalizada e colocada em quarentena, com ou sem sintomas. As pessoas consideradas “contatos próximos” devem passar duas semanas em quarentena em instalações operadas pelo governo.

Além disso, a maioria das pessoas que entram na cidade deve passar três semanas em quarentena em hotéis reservados para isso, com hospedagem paga de seu próprio bolso.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua



Tópicos

Como deve proceder caso a gestante sinta os sintomas do coronavírus? Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)? Como é o nome oficial da doença causada pelo COVID-19? Como fazer a limpeza e descontaminação de objetos e utensílios em casa para prevenir o Covid-19? Como lavar a roupa de uma pessoa com a doença do coronavírus? Como limpar celulares para evitar contaminação do COVID-19? Como o organismo da gestante reage diante da COVID-19? Como ocorre a transmissão do novo coronavírus? Como posso ter acesso ao TeleSUS? Como preparar a minha empresa para um eventual caso de COVID-19? Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? Como será feito o acompanhamento do progresso do coronavírus durante a retomada? Covid-19 Devo deixar as janelas sempre abertas se tiver alguma pessao com doença do coronavírus? É seguro receber um pacote de qualquer área em que a COVID-19 tenha sido relatada? hong kong isolamento social O que devo fazer se uma pessoa tossir ou espirrar do meu lado para prevenir o COVID-19? O que fazer se eu ficar doente de COVID-19? O que posso fazer para proteger meu filho e evitar a propagação do COVID-19? O que significa uma pandemia? Pessoas devem interromper ou modificar seus tratamentos se tiverem coronavírus (COVID-19? Podemos usar todos os antitérmicos para o controle da febre do COVID-19? Posso consumir carne de porco se estiver com COVID-19? Quais as diferenças dos sintomas da COVID-19 e gripe/resfriado? Quais devem ser os cuidados com os bebês para evitar COVID-19? Quais hábitos podem me ajudar a superar pandemia do COVID-19? Quais são as complicações da COVID-19? Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? Qual é a síndrome gripal dos casos suspeitos de COVID-19? Qual é o tempo de incubação do coronavírus? Quando foi descoberto o novo coronavírus COVID-19? Quanto tempo o coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies? Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)?