A companhia norte-americana Honewyell recebeu a aprovação da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para comercializar etiquetas adesivas desenvolvidas pela empresa para o pagamento de pedágio junto às operadoras de pedagiamento eletrônico. Atualmente, o serviço é operado por Sem Parar, DBTrans, ConectCar e Move Mais no Estado, mas apenas a Sem Parar fabricava e comercializava as etiquetas adesivas, que substituem os equipamentos maiores, em formato de caixa. Segundo a Artesp, a etiqueta adesiva tem custo de produção até 70% mais barato que as tecnologias antigas de pagamento eletrônico, além de possuir custos menores de distribuição, logística e manutenção, uma vez que a etiqueta não possui prazo de vida útil. “A gente entendeu que a competição no mercado era a melhor forma de levar melhores serviços com menor custo para os usuários das rodovias”, diz, em nota, o diretor geral da Artesp, Gioanni Pengue Filho. Juntas, as quatro empresas possuem uma base de 4,3 milhões de veículos cadastrados em São Paulo, o que representa 58% dos pagamentos de pedágio nas rodovias paulistas sob concessão.