Lançada em 2004 (já como modelo 2005) e produzida até 2014 (modelo 2015),a Honda CB 600F Hornet foi um sucesso imediato com diferentes públicos se apaixonando pela moto.

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Desde os fãs de superesportivas que se impressionaram com o desempenho da Hornet e sua velocidade máxima de mais de 200 km/h, até as pessoas que foram atraídas pelo design agressivo da naked da montadora Japonesa. A ponteira do escape alta, saindo à direita da rabeta, não passava despercebida e chamava a atenção tanto pela beleza quanto pelo som característico.

Honda CB 600F Hornet 2004. Foto: Divulgação
Honda CB 600F Hornet 2004. Foto: Divulgação

Todo seu conjunto era muito bem acertado, mas o motor herdado da CBR 600RR era um dos destaques. Ligeiramente suavizado, apresentava 96,5 cv de potência máxima no modelo 2004, um desempenho realmente impressionante sendo quase o dobro de potência de outro sucesso da Honda, a CB 500.

A Hornet também era bastante ágil e fácil de pilotar, com um custo menor do que suas principais concorrentes. Um outro fator que chamava bastante a atenção era seu consumo combustível, bom considerando ser uma moto tão potente.

Honda CB 600F Hornet 2008. Foto: Divulgação
Honda CB 600F Hornet 2008. Foto: Divulgação

Se alguém achava que era difícil melhorar a Hornet, se enganou. E a segunda versão, lançada em 2008, trouxe muitas novidades.

Com a troca dos carburadores pela injeção eletrônica PGM-FI, a potência máxima foi para 102 cv. A moto também ficou 5 kg mais leve, com o uso do alumínio no material do chassi monotrave, substituindo o aço. A suspensão dianteira passou a ser invertida e a frenagem C-ABS agora era oferecida como opção.

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O design ficou ainda mais agressivo com as novas linhas modernas, o conjunto óptico dianteiro e o escape 4 em 1 que saía por baixo do motor.

Honda CB 600F Hornet 2014. Foto: Divulgação
Honda CB 600F Hornet 2014. Foto: Divulgação

Em sua última atualização, anunciada em 2011, já como modelo 2012, a base do modelo anterior foi praticamente mantida, porém, o visual mudou bastante. A moto perdeu um pouco de sua indentidade suas linhas ficaram mais sóbrias, com forte inspiração na CB 1000R. O painel se deslocou para junto do farol dianteiro, enquanto a taseira ficou mais fina e as alças para o garupa foram retiradas. A potência foi mantida em 102 cavalos.

De 2004 até 2014, quando a Honda parou de produzir a Hornet na fábrica em Manaus-AM, foram vendidas quase 48 mil unidades. Só em 2009 houve mais de 6 mil novas motos nas ruas, liderando a categoria sem qualquer ameaça. Nesta época, inclusive, o Brasil era o país que mais vendia Hornet’s em todo o mundo. Naquele ano, uma CB 600F zero quilômetro custava pouco mais de R$ 33 mil na concessionária.

Hoje em dia, a Honda CB 600F Hornet continua sendo bastante procurada e cobiçada por fãs de velocidade e colecionadores, fazendo com que a moto tenha um alto valor de revenda.

Ficha técnica da Honda CB 600F (Hornet) 2008 a 2011

Motor
Tipo de motorDOHC, 16 válvulas, 4 tempos
Refrigeraçãolíquida
Capacidade cúbica599,3 cc
Diâmetro x Curso67,0 x 42,5 mm
Taxa de compressão12:1
Potência máxima102 cv (12.000 rpm)
Torque máximo6,53 kgf.m (10.500 rpm)
AlimentaçãoInjeção eletrônica
Capacidade de óleo (total)1 litro
Combustível
AlimentaçãoInjeção eletrônica
CombustívelGasolina
Tanque de combustível (incluíndo reserva)19 litros
Reserva de combustível3,5 litros
Eletrônica
IgniçãoCDI/ECU
PartidaElétrica
Bateria12V, 10Ah selada
Farois55W H7 + 60W H9
Transmissão
EmbreagemMultidisco banhada a óleo
CâmbioManual sequencial de 6 velociades
Transmissão finalPor corrente
Quadro
Tipo de quadroTubular de berço semi-duplo em alumínio
Dimensões
Comprimento2.090 mm
Largura740 mm
Altura1.095 mm
Distância mínima do solo135 mm
Distância entre eixos1.435 mm
Caster25º
Trail99 mm
Altura do assento800 mm
Peso seco188 kg (193 kg com ABS)
Suspensão dianteiraGarfo teléscopico com 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso
Suspensão traseiraMonoamortecida com regulagem de pré-carga e 128mm de curso
Roda dianteiraDe liga leve, 17 polegadas
Roda traseiraDe liga leve, 17 polegadas
Pneu dianteiro120/70-17 ZR sem câmara
Pneu traseiro180/55-17 ZR sem câmara
Freios
Freio dianteiroDisco flutuante duplo de 296 mm, com pinça de 4 pistões opostos
Freio traseiroDisco simples de 240 mm e pinça deslizante de pistão simples
Outras informações
CategoriaNaked
Consumo
Consumo esportivo12,1 km/l
Consumo econômico18,5 km/l
Preço médio de mercado – Tabela fipe
Preço/ano *R$ 44.355,00  – 2015
R$ 43.146,00  – 2014
R$ 41.970,00 – 2013
R$ 40.448,00 – 2012
R$ 35.612,00 – 2011
R$ 33.810,00 – 2010
R$ 32.473,00 – 2009
R$ 31.581,00 – 2008
R$ 27.077,00 – 2007
R$ 26.334,00 – 2006
R$ 24.736,00 – 2005
*Preços em Junho de 2022

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