06/03/2024 - 16:51
Ex-secretário de Comunicação e advogado de Jair Bolsonaro (PL), Fabio Wajngarten afirmou, nesta quarta-feira, 6, ter recebido a informação de que um homem foi preso portando uma faca na mesma feira em que o ex-presidente estava, nesta terça-feira, 5, em Não-Me-Toque, município do Rio Grande do Sul.
Bolsonaro foi recebido por apoiadores na Expodireto Cotrijal, uma tradicional feira do agronegócio. Ele esteve no meio da multidão, abraçado por admiradores, o que provocou preocupação de Wajngarten.
“Recebo com preocupação a informação de que foi preso um homem ontem em Não-Me-Toque/RS portando uma faca justamente na feira onde o Presidente @jairbolsonaro estava. Solicito à Polícia Federal que apure com lupa a ocorrência. Se necessário os advogados do Presidente estão à disposição para o devido acompanhamento”, escreveu o ex-secretário no X (antigo Twitter).
Segundo o portal Metrópoles, a Polícia Federal ainda não recebeu o pedido de Wajngarten para apurar o caso.
Já a Brigada Militar negou que tivesse havido ameaça a Jair Bolsonaro durante a visita dele à Expodireto, mas confirmou que um homem foi abordado pelos policiais após denúncia.
Segundo a BM, não houve resistência à abordagem e a faca havia sido comprada dentro da feira, no pavilhão da Agricultura Familiar.
O comandante do Comando Regional do Policiamento Ostensivo do Planalto (CRPO/Planalto), Coronel Marco Antônio dos Santos Morais, informou que a venda de facas na feira é permitida.
Recebo com preocupação a informação de que foi preso um homem ontem em Não Me Toque / RS portando uma faca justamente na feira onde o Presidente @jairbolsonaro estava. Solicito à Policia Federal que apure com lupa a ocorrência. Se necessário os advogados do Presidente estão à…
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) March 6, 2024
Na tarde desta quarta-feira, 6, a secretaria de Segurança Pública do RS divulgou nota sobre o ocorrido.
“No dia 5 de março, por volta das 16h, a Brigada Militar registrou ocorrência por porte de arma branca (faca) nas dependências da feira Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O suspeito é um homem de 32 anos, natural e residente na região e sem antecedentes criminais. Ele chamou a atenção de populares e dos policiais militares presentes ao evento por estar com o cabo de uma faca aparente no bolso. Abordado pelos policiais militares, o suspeito argumentou que havia comprado a faca em um dos estandes da feira e apresentou comprovante da compra. O homem assinou um termo circunstanciado por violação do Artigo 19 da Lei das Contravenções Penais – “trazer consigo arma fora de casa ou de dependência desta, sem licença da autoridade”. O artefato foi apreendido, e o suspeito, liberado. As autoridades gaúchas ressaltam que estão investigando o caso e que, graças à atuação da Brigada Militar, o suspeito não ofereceu risco aos participantes do evento”, diz o comunicado.
Nas redes sociais, apoiadores do ex-presidente publicaram registros do momento da abordagem e comentaram o ocorrido.
Ei @alexandre, esse cara aqui que tava com uma faca pra tentar matar Bolsonaro, também vai pegar 17 anos de cadeia ou essa pena só serve pra quem cagar na tua mesa? pic.twitter.com/CZXxpp7etZ
— O Corvo (@0C0RV0) March 6, 2024
HOMEM PORTANDO UMA FACA FOI DETIDO NO EVENTO QUE ESTAVA BOLSONARO. OUTRA TENTATIVA DE ASSASSINATO?
pic.twitter.com/r31JsGeNoO— MARCIO DE FLORIPA!!! Em Deus eu acredito!!! (@marcio37) March 6, 2024
TENTATIVA DE ATACAR BOLSONARO COM FACA NO SUL pic.twitter.com/n8RdMdFPIa
— Luiz Eduardo M Reis (@edureismaxx) March 6, 2024
Jair Bolsonaro correu risco de vida na Agro no RS um meliante Foi pego com uma faca 🔪🔪🔪.. https://t.co/he6jUwPXZR
— Augusto Cesar 100 % PE.. 🇧🇷 (@Augusto150584) March 6, 2024
E o vagabundo com faca preso no evento do Bolsonaro em Não-me-Toque/RS?
É fake News @STF_oficial?
É fake News @gleisi?
É fake News bandidos esquerdofrênicos?
A @CFOAB já mandou o caminhão de advogados para ele ou empresários corruptos já pagaram defensores no silêncio? 🤫
— Renato Pires (@pirescritico) March 6, 2024