Um homem que sequestrou, estuprou e matou sua ex-namorada em 1993 nos Estados Unidos será executado nesta quarta-feira (20) no estado da Geórgia (sul) por meio de uma injeção letal.

A execução de Willie Pye, a primeira a ser realizada no estado em quatro anos, ocorrerá na prisão de Jackson, após um pedido de clemência ter sido rejeitado perante a Justiça na terça-feira, em um recurso de última hora.

O homem negro de 59 anos foi condenado à morte em 1996 por matar Alicia Yarbrough, uma mulher com quem mantinha relações esporádicas e que raptou e estuprou juntamente com dois cúmplices.

A sentença havia sido anulada em 2021 por uma corte de apelações que considerou que Pye não tinha uma boa defesa pública, uma vez que seu advogado não mencionou que ele apresentava sinais de deficiência intelectual ou mencionou sua infância em meio à pobreza e aos abusos. Mas a sentença de morte foi imposta novamente em 2022.

Esta será a terceira execução realizada nos Estados Unidos este ano.

A pena capital foi abolida em 23 estados do país e suspensa em outros seis: Arizona, Califórnia, Ohio, Oregon, Pensilvânia e Tennessee.

Contudo, no ano passado foram registradas 24 execuções nos EUA, a maioria por meio de injeção letal.

cl/caw/nn/mar/yr/aa