TEL AVIV, 4 AGO (ANSA) – Um homem morreu na Faixa de Gaza após ser atingido na cabeça por um pacote com alimentos lançado por aviões de ajuda humanitária, em campanha conjunta de diversos países.
A informação é da imprensa local divulgada nesta segunda-feira (4), segundo a qual, a vítima é um enfermeiro que trabalhava no Hospital Shuhada al-Aqsa, administrado pela Agência das Nações Unidas a Refugiados Palestinos (Unrwa), pelo Ministério da Saúde de Gaza e por diversas ONGs em Deir al-Balah.
Esse não é o primeiro acidente do tipo no enclave: em campanhas similares no ano passado, diversas pessoas foram atingidas durante os arremessos aéreos com ajuda humanitária.
Autorizado por Israel, o lançamento de ajuda humanitária em Gaza por meio de aviões é criticado por organizações internacionais devido ao alto custo financeiro dessas operações e ao risco de que esses pacotes não cheguem a quem mais precisa ou provoquem tumultos na população necessitada.
Para organizações humanitárias, é preciso pressionar Israel a permitir comboios terrestres.
A campanha de ajuda em curso no momento é comandada pelos Emirados Árabes e Jordânia, contando com a participação de países como Itália, França e Alemanha.
Na última sexta-feira (1º), a ONU afirmou que mais de 1,3 mil palestinos foram assassinados enquanto buscavam comida em Gaza nos últimos dois meses, quando a distribuição de ajuda humanitária na região passou a ser controlada por uma entidade americana apoiada por Israel. (ANSA).