Homem invade jaula de zoológico e é morto por leoa em João Pessoa

Vítima não identificada escalou uma parede de cerca de seis metros para conseguir entrar na jaula

Leoa Leona no Parque Arruda Câmara
Leoa Leona no Parque Arruda Câmara Foto: Divulgação

A Prefeitura de João Pessoa confirmou a morte de um homem que invadiu o recinto da leoa no Parque Arruda Câmara, também conhecido como Bica, na manhã deste domingo, 30. Ainda não foi possível identificar o homem.

+A luta para devolver à natureza animais traficados no Brasil

+Chimpanzés conversam de forma similar a humanos, diz estudo

Jardim zoobotânico tombado e mantido pelo poder público municipal, o espaço foi fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. Na hora da morte, no entanto, o parque estava aberto para visitação e muitas pessoas testemunharam a morte. Um vídeo do momento circula nas redes sociais.

Como foi a morte no recinto da leoa

O homem escalou uma parede de cerca de seis metros para conseguir entrar no recinto. Em seguida, iniciou a descida por um coqueiro até o espaço onde estava a leoa. O animal percebe a entrada do intruso, e o derruba da árvore. O homem tenta correr, mas é derrubado logo em seguida.

Segundo a Secretaria de Comunicação da prefeitura, a leoa matou o homem com uma única mordida no pescoço. Ela não se alimentou do homem, pois já havia feito suas refeições do dia. Ainda não há detalhes sobre a motivação da vítima, porém a polícia trabalha com a hipótese de que ele estava em alguma espécie de surto.

“Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio. Embora as equipes de segurança tenham tentado impedir a ação, o homem agiu de forma rápida no acesso ao recinto e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal”, afirma a prefeitura em nota. “A Prefeitura se solidariza com a família da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável”, segue.

Animal está em quarentena

O zoológico conta com duas leoas, Mimi e Leona, porém apenas uma por vez é colocada na jaula de exibição, enquanto outra permanece em um espaço maior de convivência. A assessoria de imprensa do zoológico informou que a envolvida no incidente foi Leona, que terá de ficar de quarentena em observação. O animal entrou em choque após o ocorrido.

Secretário municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira descartou a eutanásia de Leona. “O animal estava dentro do recinto natural dela”, disse. “Na verdade, houve a violação de regras de conduta por parte do indivíduo que adentrou o recinto.”

Leoa Leona no Parque Arruda Câmara

Leoa Leona no Parque Arruda Câmara

Vídeo mostra o momento –  ATENÇÃO: IMAGENS FORTES