Um homem foi preso nesta quinta-feira, 29, sob suspeita de ter ajudado os detentos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, que conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, no dia 14 de fevereiro. A prisão ocorreu em Fortaleza (CE).

+ PF prende dono de sítio suspeito de ajudar fugitivos de presídio de Mossoró

De acordo com o jornal “O Globo”, os investigadores relataram que o suspeito seria um “parceiro forte” dos fugitivos, porém não quiseram especificar que tipo de ajuda teria sido prestada. Há suspeita de que Rogério e Deibson continuam recebendo auxílio do lado de fora do presídio, pois não foi registrada uma nova movimentação deles na região.

Os agentes acreditam que os fugitivos ainda estejam no Rio Grande do Norte, mas as buscas, que entraram no 16° dia, se intensificaram na divisa com o Ceará.

Até o momento, seis pessoas foram presas sob suspeita de envolvimento no caso. Dois homens acabaram sendo detidos em flagrante com armas e drogas. O outro é Johnney Weyd Nascimento, irmão de Deibson.

Já o mecânico Ronaildo da Silva Fernandes, dono do terreno onde os dois fugitivos ficaram, foi preso na segunda-feira, 27. Outro suspeito acabou sendo detido pela Polícia Federal em Quixabeirinha, em Mossoró.

Cerca de 600 policiais estão envolvidos nas buscas pelos fugitivos, incluindo integrantes da Força Nacional. São usados helicópteros e drones nas operações.

Relembre o caso

Rogério e Deibson são ligados ao Comando Vermelho e haviam sido transferidos para Mossoró após se envolverem em uma rebelião no Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco, no Acre, que resultou em cinco mortes no mês de julho de 2023.

Desde setembro de 2023, ambos estavam em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) e tomavam banho de sol dentro das celas individuais. Tanto que eles fugiram após retirarem a janela.

A Polícia Federal ofereceu uma recompensa de R$ 30 mil para quem fornecer informações que levem a Rogério e Deibson.