O suspeito de planejar um atentado em Brasília, sede dos Três Poderes da República, foi preso no domingo, 29, pela Polícia Civil do Distrito Federal.
De acordo com as informações enviadas pela corporação ao site IstoÉ, o homem de 30 anos foi detido para prisão temporária após a Divisão de Combate ao Extremismo Violento receber “denúncias anônimas” de que ele havia chegado à capital federal “com a intenção de cometer atentados violentos”.
Os policiais monitoraram o homem e interceptaram o caminhão em que ele viajava à cidade. As investigações sobre eventuais planejamentos de atentados continuam.
Ataques a Brasília
Nos últimos anos, a capital federal foi alvo de depredações e tentativas de atentado.
Na mais volumosa, em 8 de janeiro de 2023, centenas da manifestantes contrários à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) invadiram Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal em um ato de depredação que, conforme apurado pela Polícia Federal, estava ligado à tentativa de golpe de Estado tramada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados políticos e militares.
Mais recentemente, em novembro de 2024, Francisco Wanderley Luz morreu após lançar explosivos em direção à Estátua da Justiça. Ao perceber a aproximação dos seguranças, que tentavam detê-lo, ele acendeu o pavio de uma das bombas e se deitou no chão. Logo em seguida, explosões vitimam o autor.