Na última terça-feira (11), Fabiano Mendes Pires, que aplicava golpes com venda de carteiras de habilitação falsas, foi preso em flagrante em uma operação realizada por policiais civis da 4ª DP (Praça da República), em conjunto com a Corregedoria do Detran (Departamento de Trânsito do Estado) do Rio de Janeiro.

De acordo com as investigações, Fabiano cobrava R$ 2.400 com a promessa de conseguir carteiras de habilitação das categorias A e B, mas não as entregava aos compradores. Em seu depoimento na delegacia, o homem confessou o crime.

A polícia apreendeu cópias de habilitações de terceiros, uma máquina de débito e crédito, cartões de bancos, celulares, entre outros documentos com o suspeito. Até o momento, a Polícia Civil identificou ao menos quatro pessoas vítimas do golpe.

Patricia Aguiar, delegada titular da 4ª DP (Praça da República), explicou que o golpista vinha sendo monitorado e que as abordagens aos cidadãos são filmadas para ajudar na identificação e comprovação do crime. Ela também acredita que possa haver um grupo especializado atuando nesta ação.

“Os trabalhos de investigação continuarão, pois vamos apurar se existe a participação de outras pessoas neste esquema. Acreditamos que esse criminoso não agia sozinho e que possa haver um grupo por trás desse golpe”, contou.

“Estamos montando forças-tarefas, de parceria com a Polícia e nossa Corregedoria, para coibir cada vez mais a ação de falsos despachantes. Eles iludem a população mentindo ao prometer facilidades. Isso não existe e pedimos que a população denuncie porque cada vez mais esses falsários serão identificados e punidos. O próprio Sindicato dos Despachantes Legalizados apoia a nossa iniciativa”, disse Adolfo Konder, presidente do Detran-RJ.