Militar do Exército é agredido por PMs após apresentação de megabloco no Ibirapuera

Abordagem policial está sendo apurada pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo

Reprodução
Foto: Reprodução

Um militar do Exército foi agredido por policiais militares que faziam patrulhamento após as apresentações do bloco Solteiro Não Trai, com Gustavo Mioto, no Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo, na terça-feira, 17. Nas imagens, é possível ver um dos agentes aplicando um “mata-leão” no homem até ele desmaiar. A gravação ainda mostra que ao menos cinco agentes estavam envolvidos nas agressões.

+ Shia LaBeouf é preso e acusado de agressão durante o Mardi Gras, o carnaval de Nova Orleans

+ Campanha contra assédio sexual no carnaval tem adesão de 18 estados

A ação foi registrada nas proximidades de uma torre de vigilância instalada na Avenida Pedro Álvares Cabral. As imagens iniciais mostram o rapaz encostado em uma grade, com os braços posicionados para trás, enquanto é cercado por três policiais militares. A abordagem ocorre ao lado de um caminhão-pipa.

Em seguida, há uma breve interrupção no enquadramento. Quando a gravação retoma, um dos agentes aparece golpeando o rosto do homem com socos.

Em nota à IstoÉ, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) informou que acompanha o caso do militar detido e que a Polícia do Exército atuou em apoio à ocorrência.

Segundo a corporação, será instaurado nesta quarta-feira, 18, um processo administrativo para apurar a conduta do envolvido, que permanece sob custódia no 8º Batalhão de Polícia do Exército, em São Paulo. O comando ainda afirmou não tolerar desvios de conduta ou da ética militar e declarou que adotará as medidas disciplinares cabíveis.

Também à IstoÉ, a Secretaria da Segurança Pública afirmou não compactuar com excessos ou desvios de conduta de seus agentes e que as imagens estão sendo devidamente analisadas.

A nota ainda diz que o homem, posteriormente identificado como integrante das Forças Armadas, ofendeu verbalmente os agentes, negou-se a apresentar documento de identificação e investiu fisicamente contra a equipe vigente.

Leia a nota da SSP na íntegra

“A SSP não compactua com excessos ou desvios de conduta de seus agentes e informa que as imagens são devidamente analisadas.

A Polícia Militar informa que, na tarde desta terça-feira (17), durante a Operação Carnaval no Parque Ibirapuera, na zona sul da Capital, um homem foi detido após desacatar e agredir policiais militares que realizavam o patrulhamento no local.

O rapaz, posteriormente identificado como integrante das Forças Armadas, ofendeu verbalmente os agentes, se negou a apresentar documento de identificação e investiu fisicamente contra a equipe.

Técnicas de contenção e algemas foram utilizadas para resguardar a integridade da equipe e do próprio abordado, que foi levado ao 27º Distrito Policial. A Polícia do Exército foi comunicada e tomou as medidas cabíveis.”