Um homem, de 50 anos, foi diagnosticado com um quadro de língua preta pilosa, também conhecida como “língua peluda”, na Índia. Conforme a revista científica The Journal of the American Medical Association, médicos e cientistas do Medical Trust Hospital e da Amanza Skin Clinic classificaram o caso como raro.

A língua do homem estava com “um revestimento preto espesso” que era “amarelado” no centro e na parte de trás da língua. Além disso, o órgão apresentava “fibras finas, alongadas e pretas que davam a aparência de uma superfície peluda”.

De acordo com os médicos, três meses antes, o homem havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) que o deixou com fraqueza no lado esquerdo do corpo. Desde então, ele se alimentava com uma dieta líquida, que provavelmente foi a causa da doença na língua.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A língua preta pilosa é causada por um acúmulo de células mortas na língua. Isso faz com que as papilas que revestem o órgão e que geralmente não são visíveis a olho nu se alonguem. Por sua vez, as papilas prendem outras substâncias, como alimentos, bactérias e fungos. No caso do homem, a coloração amarelada em partes de sua língua era provavelmente da comida que ele ingeria.

A condição pode ser causada por um efeito colateral raro de antibióticos, má higiene oral, boca seca, tabagismo ou por conta de uma dieta líquida. Os quadros são indolores e o tratamento costuma ser simples.

“O paciente e os cuidadores foram orientados sobre as medidas de limpeza adequadas e a descoloração foi resolvida após 20 dias”, afirmaram os médicos sobre o caso do paciente na Índia.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias