Um homem confessou à corte ter roubado uma privada de ouro avaliada em 4,8 milhões de libras esterlinas (equivalente a R$ 30,4 milhões) do Palácio de Blenheim, em Oxfordshire, onde o ex-premiê britânico Winston Churchill nasceu. As informações foram divulgadas pelo The Guardian na última terça-feira, 2.

James Sheen, morador de Wellingborough de 39 anos, foi indiciado ao lado de outros três homens pelo crime que ocorreu em setembro de 2019. O sujeito declarou ser culpado de roubo, transferência de propriedade criminosa e conspiração.

+ Quatro homens são indiciados por roubo de privada de ouro em palácio inglês

+ Vaso sanitário de ouro maciço é roubado de palácio no Reino Unido

A privada, que funciona normalmente, foi produzida pelo artista italiano Maurizio Cattelan e estava encanada quando foi roubada, gerando uma inundação no palácio que foi construído no século XVIII.

James Sheen já cumpre uma sentença de 17 anos de reclusão por outros crimes. Entre os delitos já cometidos pelo homem está o roubo de troféus de valor equivalente a R$ 2,5 milhões do Museu Nacional de Corridas de Cavalo de Newmarket, na Inglaterra.

Os outros três homens indiciados pelo roubo da privada se declararam inocentes e aguardam julgamento. Michael Jones, Frederick Sines e Bora Guccuk devem comparecer à corte em 24 de fevereiro de 2025.