O alemão Andreas Michael Leyendecker, de 60 anos, foi preso nesta quinta-feira (19) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele é acusado de comandar uma quadrilha de tráfico de drogas sintéticas na capital carioca que faturava cerca de R$ 500 mil por mês. As informações são da revista Época.
Conforme o delegado Felipe Santoro, as investigações ainda devem identificar a origem da droga traficada pelo alemão e os demais integrante da quadrilha.
Na Alemanha, Leyendecker já foi condenado por roubo a um carro forte que transportava 1 milhão de marcos, em 1990. Após o crime, ele fugiu para o Brasil. Em 1993, o alemão foi extraditado, julgado e condenado no país europeu, mas conseguiu fugir da prisão e voltar para o Brasil.
Em 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a prisão preventiva de Leyendecker, que foi preso em Mato Grosso do Sul pela Polícia Federal. Na ocasião, o criminoso confessou outro crime de roubo a carro forte com 300 mil euros na Alemanha, cometido em 2005.
No entanto, um ano depois de ser preso, o alemão alegou ter duas filhas brasileiras e uma companheira no país e requereu a revogação da prisão. A Embaixada da República Federal da Alemanha declarou ter desistido da extradição do condenado, por conta disso, o ministro Dias Toffoli decretou o alvará de soltura do alemão.