Na última quarta-feira (03), um homem infectado com a Covid-19 foi detido após passar a mão em maçanetas de veículos em Planalto, no Rio Grande do Sul.

As autoridades chegaram até o suspeito após denúncias de moradores e análise de câmeras de segurança. Na cidade, que tem 10 mil habitantes, os vizinhos desconfiaram de atitudes do homem, como cuspir na mão.

Após a abordagem, a Brigada Militar levou o suspeito a uma unidade de saúde para fazer um teste de Covid-19, que deu resultado positivo, com o vírus em atividade. De acordo com o G1, o homem alegou que não sabia que estava contaminado.

Após o registro de ocorrência na Polícia Civil, o indivíduo foi liberado para cumprir isolamento em casa. Contudo, o homem fugiu e foi encontrado nesta quinta-feira (04), onde foi autuado novamente e isolado em um hospital.

Segundo o delegado Ercílio Carletti, a polícia apura o caso. “Os crimes ainda estão em análise. Durante as investigações, vamos definir”, disse. A possibilidade do suspeito ter tentado disseminar, intencionalmente, a doença também é investigada.

Jonas Adriano Nicola, sargento da Brigada Militar, também confirmou que o caso ainda é apurado. “Não sabemos se teve dolo ou culpa na conduta dele. A gente não sabe se ele faz algum tratamento psiquiátrico ou se sofre algum distúrbio”, contou.

O município realizou uma limpeza dos locais por onde o suspeito passou durante a quarta-feira. De acordo com o prefeito Cristiano Gnoatto, a comunidade foi orientada a reforçar os cuidados com a higiene.

“Ao redor de onde ele fez isso, no pátio da prefeitura e no hospital, a gente passou álcool 70º em todos os veículos, nas maçanetas. Nós colocamos, na internet, orientando a população para que tomassem as providências, fizessem a higienização, principalmente nas ruas centrais do município”, comentou.