Um homem batizado como Adolf Hitler foi eleito como administrador distrital de Ompundja, na Namíbia. O cargo é semelhante ao de um prefeito no Brasil.

Apesar de carregar o nome do comandante nazista, Adolf Hitler Uunona é membro do partido Swapo, conhecido por sua luta contra o apartheid, regime que segregava brancos e negros no fim da década de 1960.

O político contou, em entrevista ao jornal alemão “Bild”, que a escolha do nome foi responsabilidade do seu pai, mas disse que ele não sabia o que estava fazendo. Na Namíbia nomes em alemão são comuns, já que o local foi colônia da Alemanha de 1884 até o fim da Primeira Guerra Mundial.

“Ele provavelmente não entendia muito bem o que Adolf Hitler defendia”, disse o administrador distrital sobre seu pai.

“Quando eu era criança, eu via esse nome como um nome totalmente normal”, revelou Uunona. “Só quando fiquei adolescente é que entendi que esse homem tinha a intenção de conquistar e controlar o mundo inteiro. Eu não tenho nada a ver com isso”, explicou ele.

Uunona costuma usar apenas seus primeiro e último nomes, mas contou que não tentou apagar Hitler de sua história. Para o político, é “tarde demais” e todos os seus documentos oficiais já aparecem desse jeito.