BORDEAUX, 5 NOV (ANSA) – Um motorista atropelou de modo proposital diversas pessoas em diferentes locais da ilha de Oléron, na França, ferindo pelo menos dez pessoas, algumas em em estado grave, caso de uma assistente do deputado Pascal Markowsky. O suspeito foi detido.
As autoridades abriram um inquérito por “tentativa de homicídio” sobre o caso, ocorrido na manhã desta quarta-feira (5) entre as regiões de Dolus d’Oléron e Saint-Pierre d’Oléron.
Segundo a promotoria de La Rochelle, dez pessoas ficaram feridas, das quais a imprensa francesa relata que ao menos quatro, em estado grave.
Já a polícia local registrou cinco feridos, três deles em estado grave, sendo moradores com idades entre 22 e 67 anos.
Entre os feridos está uma assistente do deputado francês Pascal Markowsky, do partido Rassemblement National, identificada como Emma, confirmaram à imprensa suas colegas parlamentares Edwige Diaz e Laure Lavalette.
“Expressamos nossos mais profundos sentimentos aos familiares das vítimas, incluindo Emma, colaboradora do deputado Pascal Markowsky. Ela está hospitalizada em estado grave”, acrescentou Lavalette no X.
O homem de 35 ao volante foi detido poucos minutos após cometer o crime. Segundo o procurador de La Rochelle, Arnaud Laraize, ao ser preso, ele teria gritado a expressão religiosa islâmica “Allahu Akbar”, traduzida como “Deus é grande”.
O suspeito tem antecedentes criminais por furtos e por dirigir embriagado.
Ainda não está claro o que o teria motivado a realizar os atropelamentos deliberados. (ANSA).