O gramado do canteiro central da Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal, foi palco de uma tentativa de suicídio nesta semana. Um homem ateou fogo no próprio corpo, na última terça-feira (31), como forma de protesto contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme relatado pela PM-DF, durante o ato, o homem gritou “morte ao Xandão”, em alusão ao ministro Alexandre de Moraes do STF.

Em nota, a Polícia disse que encontrou alguns panfletos com mensagem política, nos quais estavam ilustrados o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, e do alemão Johann Georg Elser, que ficou marcado por sua tentativa de assassinar Adolf Hitler.

Ainda segunda a PM, ao chegar no local para verificar o caso, o homem precisou ser levado com urgência para o HRAN (Hospital Regional da Asa Norte). A autor da tentativa de suicídio foi socorrido no local. Até o momento não há atualizações sobre o estado de saúde.

Confira a nota na íntegra:

Aos 31 dias do mês de janeiro de 2023, a PMDF foi acionada às 16:30h via Rádio para averiguar possível tentativa de suicídio no gramadão central da Esplanada dos Ministérios, em frente à igreja Catedral Metropolitana. Ao chegar ao local, foi constatado que um homem de 57 anos ateou fogo no próprio corpo. Testemunhas que passavam no local prestaram os primeiros socorros, apagando as chamas e acionando serviço de emergência. Informaram ainda ter escutado o senhor dizer que iria atear fogo em si mesmo como forma de algum protesto político. A vítima foi encaminhada pela ambulância do SAMU até o hospital da Asa Norte, HRAN.