Um golpista se passou por funcionário do serviço de saúde e vendeu a aplicação de uma vacina falsa contra a Covid-19 para uma idosa, de 92 anos, em Londres, na Inglaterra.

Segundo a vítima, ela recebeu a visita do homem no dia 30 de dezembro e confiou que era realmente um funcionário que estava ali para aplicar a dose do imunizante. Porém, a aplicação só seria realizada após o pagamento de uma taxa de 160 libras, o equivalente a R$ 1.168. Para convencer a idosa, o criminoso disse que o valor seria reembolsado pelo serviço de saúde.

Após a aplicação da primeira dose, a idosa recebeu mais uma visita e teve que pagar mais 100 libras, cerca de R$ 730. Depois de ter sido vacinada, a vítima realizou exames em um hospital local e os médicos não identificaram nenhuma doença ou problema de saúde que pode ter sido consequência da aplicação da falsa vacina.

Com o episódio, um porta-voz do governo disse que o serviço de saúde nunca irá cobrar pela vacina ou pedir informações bancárias das pessoas atendidas. A polícia local investiga o caso.