Um homem foi preso em flagrante na noite da quarta-feira, 20, em Brasília (DF), após abandonar um cachorro no estacionamento do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis (SC). O suspeito deixou o cão no local depois de ter sido impedido de embarcar no voo com o animal. O indivíduo foi detido em uma ação integrada que contou com participação das polícias de Santa Catarina e do Distrito Federal.
+ RG de pet: governo inicia em janeiro cadastro nacional de cães e gatos
+ Saiba como ajudar cães e gatos em situação de rua
De acordo com as autoridades, o homem foi impedido de embarcar no voo por estar levando o animal em uma caixa de transporte com as dimensões incorretas. Apesar da companhia aérea ter sugerido que remarcaria a viagem para o dia seguinte sem custos, o suspeito declarou que não poderia adiar.
Em seguida, o homem abandonou o cão no estacionamento do aeroporto e embarcou em um voo para Brasília, onde faria uma conexão para seguir a Manaus (AM), relatou Jônatas Silva, chefe da DRCA (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais) da Polícia Civil do Distrito Federal.
Após tomar conhecimento do abandono, a Polícia Civil acionou a empresa que administra o Aeroporto Internacional de Brasília e contou com apoio da PF (Polícia Federal), que prendeu o homem ainda a bordo da aeronave.
O suspeito confessou o abandono e alegou que havia vendido todos os bens de sua família para voltar a Manaus. Sem poder entrar no voo, o homem preferiu abandonar o cachorro no terminal. O animal foi resgatado pelas autoridades e se encontra em segurança.
Conforme a Polícia Civil do Distrito Federal, o caso se configura como maus-tratos a animais, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda.