A Holanda garantiu a classificação às semifinais da Copa do Mundo feminina de futebol ao derrotar por 2 a 0 a Itália, surpresa da competição, neste sábado no calor de Valenciennes, no norte da França.

As holandesas, que dominaram a partida, venceram graças a dois gols marcados na parte final do jogo por Vivianne Miedema (70 min) e Stafanie van der Gragt (80).

As atuais campeãs europeias se classificaram para disputar as semifinais da Copa pela primeira vez em sua história e também garantiram uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Apoiada como em toda a campanha na França por uma fanática e numerosa torcida laranja, a Holanda enfrentará por uma vaga na final o vencedor do duelo entre Alemanha e Suécia.

Valente, a Itália conseguiu equilibrar a partida no primeiro tempo, mas acabou sucumbindo diante da superioridade técnica holandesa após o intervalo.

As italianas, que voltaram à Copa do Mundo após vinte anos de ausência, podem ficar orgulhosas da campanha na França: terminaram na liderança do grupo que tinha os favoritos Brasil e Austrália e derrotaram a China (2-0) nas oitavas de final.

As boas atuações fizeram o entusiasmo pelo futebol feminino explodir na Itália, mostrando que a seleção do país poderá ser uma força do esporte caso siga apoiando a modalidade.

A partida, disputada sob sol de 35 graus em Valenciennes, viu a Holanda dominar a posse de bola, mas a Itália se mostrou mais perigosas quando conseguia encaixar contra-ataques.

No segundo tempo, as holandesas mantiveram o domínio da bola e se mostraram mais insistentes na frente. Após seis finalizações perigosas, duas na trave, nos 20 primeiros minutos, Miedma abriu o placar de cabeça.

Dez minutos depois, Sherida Spitse voltou a mostrar toda sua categoria e colocou Van der Gragt em ótima posição para finalizar com precisão, sacramentando a vitória holandesa.

nb/jde/am