Holanda e Croácia encaminham vaga na Copa; Dinamarca e Escócia mantêm disputa

Somente os líderes de cada chave garantem vaga no Mundial do ano que vem. Os demais serão eliminados ou terão que passar pela repescagem

Croácia

Graças às suas vitórias confortáveis neste domingo, 12, Holanda e Croácia mantiveram a liderança de seus grupos nas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026, enquanto Dinamarca e Escócia viveram mais um capítulo de sua disputa à distância. Em novembro acontecem as duas últimas rodadas das Eliminatórias e somente os líderes de cada chave garantem vaga no Mundial do ano que vem. Os demais serão eliminados ou terão que passar pela repescagem.

Em Amsterdã, a Holanda goleou a Finlândia por 4 a 0 com show do atacante Memphis Depay, do Corinthians. Donyell Malen (8′) e o capitão Virgil van Dijk (17′) marcaram os dois primeiros gols holandeses na Johan Cruijff Arena, ambos com assistências de Memphis, que fez o terceiro em cobrança de pênalti (38′). No segundo tempo, Cody Gakpo (84′) fechou o placar com um golaço no ângulo do goleiro Jesse Joronen.

+ Com show de Memphis, Holanda goleia Finlândia nas Eliminatórias da Europa

Com o resultado, a ‘Oranje’ segue invicta e na liderança do Grupo G das Eliminatórias com 16 pontos, três a mais que a Polônia (2ª), que também neste domingo derrotou a já eliminada Lituânia (4ª, 3 pontos) por 2 a 0. Além da vantagem na pontuação, os holandeses contam com um amplo saldo de gols na disputa com os holandeses pela vaga direta da chave (+19 contra +6).

No entanto, no dia 14 de novembro, as duas equipes vão se enfrentar em Varsóvia, numa “final” na qual Robert Lewandowski e seus companheiros terão que vencer para terem chances de evitar a repescagem.

Dinamarca e Escócia: até a última rodada

No Grupo C, a Dinamarca venceu a Grécia por 3 a 1 e chegou aos 10 pontos, assim como a Escócia, que bateu Belarus por 2 a 1. A liderança ficou com os dinamarqueses no saldo de gols (+11 contra +5), mas o desfecho da chave só sairá na última rodada.

Em Copenhague, Rasmus Hojlund (21′) abriu o placar e Joachim Andersen (40′) e Mikkel Damsgaard (41′) marcaram em menos de um minuto para praticamente decidir a partida. Os gregos diminuíram no segundo tempo com um gol de Christos Tzolis (63′) e chegaram perto de marcar mais um em diversas oportunidades, mas não conseguiram evitar a derrota, que selou sua eliminação.

Horas antes, em Glasgow, a Escócia conseguiu uma vitória suada sobre Belarus com os gols de Che Adams (15′), jogador do Torino, e Scott McTominay (84′). Na reta final, os visitantes diminuíram com Gleb Kuchko (90’+6). No dia 15 de novembro, os escoceses visitarão a Grécia e os dinamarqueses jogarão contra Belarus em casa.

Mas independentemente desses resultados, Escócia e Dinamarca já têm um encontro marcado para três dias depois, em Glasgow, onde farão confronto direto pela vaga na Copa do Mundo na última rodada.

Croácia a uma vitória da Copa

Mais tranquila estará a Croácia, que derrotou Gibraltar por 3 a 0 e manteve uma vantagem de três pontos sobre a República Tcheca com um jogo a menos no Grupo L. Os tchecos foram surpreendidos na rodada pela seleção das Ilhas Faroé, que venceu por 2 a 1 com um gol na reta final de Martin Agnarsson (81′). Em novembro, os croatas jogarão contra Ilhas Faroé e Montenegro dependendo de apenas uma vitória para garantir a vaga direta da chave no próximo Mundial.

Por fim, no Grupo H, a emoção continua: a líder Áustria (15 pontos) perdeu para a Romênia (3ª, 10 pontos) por 1 a 0 com gol nos acréscimos, um resultado que aumenta as esperanças da Bósnia(2ª, 13 pontos).

No confronto entre os lanternas, o Chipre goleou San Marino por 4 a 0.