RIO DE JANEIRO, 9 JUL (ANSA) – A trajetória pessoal e política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o tema do desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro em 2026, ano de eleições para o Palácio do Planalto.
Em sua primeira participação pelo Grupo Especial na Sapucaí, a agremiação promete promover um espetáculo de forte impacto político, social e emocional.
O título do enredo é “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma referência à árvore nordestina que era o brinquedo favorito do jovem Luiz Inácio, que nasceu e cresceu no sertão pernambucano.
A partir daí, começa a narrativa, a cargo do carnavalesco Tiago Martins, que traça a trajetória de uma criança pobre que se tornou presidente do Brasil. “É a história de um homem que transformou suas raízes em força e esperança. Uma figura que encarna o povo e sua redenção”, afirmou Martins em nota.
O desfile passará pelo Sambódromo da Marquês de Sapucaí no dia 15 de fevereiro, reencenando momentos cruciais da vida de Lula, como a migração para São Paulo, as lutas operárias, o nascimento de sua consciência política e, finalmente, a ascensão ao poder. (ANSA).