Hershey e Mondelez apostam em alimentos mais saudáveis para alavancar vendas

Nova York, 29/1 – As empresas Hershey e Mondelez estão apostando em alimentos mais saudáveis para aumentarem suas vendas. Nos próximos dias, começa a temporada de balanços que vai mostrar o desempenho desses grandes grupos frente aos desafios do setor, como a mudança de hábitos dos seus consumidores.

Executivos das duas companhias relataram em entrevistas recentes que consumidores têm buscado lanches (snacks) mais nutritivos, na medida em que eles estão cada vez mais consumindo esses produtos no lugar das refeições. Conforme a consultoria Nielsen, o mercado de lanches norte-americano, avaliado em US$ 100 bilhões, tem apresentado crescimento médio superior ao de alimentos embalados.

Ao mesmo tempo, essas companhias conseguiram preservar suas marcas mais famosas – importante fonte de receita – e oferecer opções de lanches mais nutritivos. Somente nos Estados Unidos, as vendas de lanches subiram 3% no ano passado na comparação com 2016. Já as vendas de doces saltaram 1,3% e as de biscoitos, 0,9%. Enquanto isso, o total de alimentos embalados e bebidas, excluindo as alcoólicas, aumentou apenas 0,3% no país, de acordo com a Nielsen.

Segundo projeção de analistas, a Mondelez, que divulga seus resultados na quarta-feira, deve registrar crescimento de 10% nos seus lucros por ação em 2017, além de vendas anuais de US$ 25,78 bilhões, queda de 0,6% na comparação com 2016. Já a Hershey deve reportar, na quinta-feira, um crescimento de 1,3% nas vendas em 2017, para US$ 7,54 bilhões, além de alta de 9% no lucro por ação.

Recentemente, a Mondelez tentou comprar a Hershey por US$ 23 bilhões, o que resultaria na maior fabricante de doces do mundo. A Hershey, entretanto, disse que seu conselho recusou a oferta. Fonte: Dow Jones Newswires.