Também conhecida como cobreiro, herpes zoster é o nome dado a uma infecção que causa erupções cutâneas agonizantes e pode acontecer em adultos e crianças, embora menos frequentemente nos mais jovens. 

+ Aprenda a identificar e tratar a infecção dolorosa que atinge 20% das mulheres

+ 5 métodos caseiros para tratar o herpes labial

O herpes zoster é causado por uma infecção que reativa o vírus varicela zoster (VZV) no organismo. O VZV infecta o corpo pela primeira vez ao contrair-se varicela (catapora), e pode permanecer inativo nas células nervosas para reaparecer como herpes zoster.

Segundo o “The Sun”, de onde são as informações, não é totalmente compreendido pela ciência o que pode desencadear a infecção, mas a idade avançada, um sistema imunológico deficiente e ter tido catapora antes dos 18 meses são fatores de risco.

Sintomas

Os primeiros sintomas comuns de herpes zoster são dores de cabeça e formigamento ou dores em pedaços da pele. Uma erupção cutânea também pode surgir na forma de manchas vermelhas na pele, apenas em um lado do corpo. Geralmente, ela se concentra no peito ou no estômago, podendo também aparecer no rosto, olhos e genitais. 

As manchas tornam-se bolhas que coçam que excretam fluido antes de secar e escurecer, alguns dias depois. A infecção pode ser dolorosa até que a erupção cutânea tenha desaparecido.

Em caso de suspeita de herpes zoster, consultar-se com um médico é imprescindível, pois a medicação funciona melhor quando tomada dentro de três dias após o início dos sintomas.

Tratamento

Em conjunto com a medicação prescrita, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) recomenda que as seguintes medidas sejam adotadas:

• Uso de analgésicos para aliviar a dor;

• Manter a erupção cutânea limpa e seca, para reduzir o risco de infecção;

• Vestir roupas folgadas;

• Uso de loção de calamina para aliviar a coceira;

• Aplicação de compressa fria algumas vezes ao dia.

Além disso, você não deve deixar curativos ou emplastros grudarem nas feridas ou fazer o uso de cremes antibióticos, pois eles retardam o processo de cicatrização.

Herpes zoster é contagioso?

A condição pode ser contagiosa enquanto a erupção cutânea excreta fluido. É possível, inclusive, contrair catapora de alguém com herpes zoster, para quem nunca teve a doença antes. 

O NHS recomenda que contaminados com herpes zoster evitem o contato com:

• Mulheres grávidas que não tiveram catapora antes;

• Pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, como alguém fazendo quimioterapia;

• Bebês com menos de um mês de idade (a menos que seja seu próprio bebê, pois eles devem ser protegidos do vírus por seu sistema imunológico).

Gestantes que contraem herpes zoster não precisam entrar em pânico, mas é importante que contatem seus médicos.