Hermeto Pascoal, 88, conhecido como um dos maiores músicos do Brasil, revelou nesta quinta-feira, 27, que teve sua aposentadoria bloqueada pelo INSS no começo deste ano. Em suas redes sociais, o compositor deu detalhes do caso para “servir de alerta” sobre os cuidados do Estado para com os idosos. Após a viralização do caso, o INNS afirmou que reativou o benefício (saiba mais ao final do texto).
+ Hermeto Pascoal é um dos homenageados da Womex 2024
“O benefício foi suspenso inicialmente por falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba, cidade onde ele não mora há mais de 10 anos. Depois de um longo processo, essa pendência foi finalmente resolvida”, explicou pelo Instagram. O músico então contou que a aposentadoria foi bloqueada novamente por “falta de saque”.
“Isso ocorre quando o pagamento não é retirado dentro do prazo, e o INSS estorna o valor e interrompe os depósitos. A reativação exige uma nova solicitação, que já foi feita — mas até agora, nada foi resolvido”, desabafou.
+ Hermeto Pascoal volta ao Bourbon Street para tocar e celebrar o lançamento de sua biografia
Pascoal explicou que as solicitações são todas feitas via aplicativo, dificultando o acesso de idosos, assim como ele. “O problema é grave, afeta milhares de pessoas e não pode ser tratado com normalidade. Estatuto do Idoso garante prioridade e respeito no atendimento público — mas isso está longe de acontecer na prática.”
“Esse caso não é um pedido por privilégio. É um alerta sobre como o sistema trata nossos idosos, inclusive aqueles que dedicaram suas vidas à cultura brasileira”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram
Prazo para saque do pagamento do INSS
O órgão alerta que o prazo para a o saque dos benefícios devem ser feitos em até 60 dias, e após essa data, o valor é devolvido pelo banco ao INSS, e serve como uma medida de segurança para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude.
Em resposta ao caso do músico, a assessoria do Instituto Nacional do Seguro Social afirmou que o artista não sacava seu benefício desde 2021 e que por isso o banco devolveu os créditos.
O INSS destacou ainda que ele não recebe aposentadoria por idade e sim Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio destinado a pessoas de baixa renda com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem situação de vulnerabilidade.
Ainda sobre o caso do artista, a assessoria destacou que desde 2023, a prova de vida é feita por cruzamento de dados. “Os segurados que preferirem fazer mesmo assim podem usar a aplicativo Meu INSS, Central 135, ou ir ao banco onde recebe pagamento. Não houve, por parte do INSS, bloqueio por falta de prova de vida. Esses bloqueios foram suspensos por duas portarias ministeriais do ministro Lupi”.