Reeleito com votação considerada histórica no Recife, João Campos (PSB), de 30 anos, conquistou a prefeitura com 78,12% dos votos válidos no primeiro turno das eleições municipais de 2024. Esse não foi o único feito repetido pelo mandatário, pois pelo segundo pleito seguido ele é o prefeito eleito mais novo em capitais.

No pleito anterior, em 2020, João Campos, então com 27 anos, venceu a disputa pela Prefeitura de Recife no segundo turno, com 56,2%, e consagrou-se na época como o prefeito mais novo entre as capitais.

+ João Campos é reeleito com maior votação do Recife desde a redemocratização

Quem é João Campos?

João Henrique Campos é natural de Recife e primogênito do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 2014, e bisneto do também ex-governador Miguel Arraes, morto em 2005.

Devido à herança familiar, João se aproximou da política ainda jovem e ingressou na vida pública em 2018, quando conseguiu se eleger deputado federal pelo PSB em Pernambuco. Na Câmara Federal, ele foi vice-líder da legenda e coordenador da Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do Ministério da Educação.

No pleito de 2020, resolveu disputar a prefeitura da capital do Recife e derrotou a então petista Marilia Arraes.

João Campos teve presença forte nas redes sociais – no Instagram tem 2,5 milhões de seguidores e no TikTok, 843,7 mil. A conquista de seguidores vai bem além dos limites de Recife, visto que ele recebe comentários de “meu prefeito” (mesmo sem ser) e esteve presente na campanha da namorada, Tabata Amaral (PSB) à prefeitura de São Paulo – derrotada no primeiro turno do pleito.

Durante a campanha eleitoral deste ano, o prefeito eleito de Recife foi criticado pelos adversários por supostamente mostrar na internet uma cidade maquiada, que não existia na vida real, e por fazer dancinhas com passos de brega funk e usar óculos no estilo juliet, acessório espelhado que viralizou entre os jovens nas redes sociais.

Quem foi o prefeito eleito mais velho nas capitais?

Fuad Noman (PSD), de 77 anos, é o prefeito eleito mais velho das capitais brasileiras. No segundo turno do pleito, no domingo, 27, conseguiu ser reeleito para a Prefeitura de Belo Horizonte.

Além de Noman, a lista de mais velhos integra o prefeito de Teresina (PI), Silvio Mendes (União Brasil), de 75 anos, e o chefe do executivo municipal de Rio Branco (AC), Tião Bocalom (PL), 71.

Na questão de municípios, o mais velho é o Coronel Elói (PSD), de 88 anos, eleito para assumir a administração da cidade de Barro Duro, no Piauí. Já o mais novo é Juninho de Marinalva (MDB), 21, que vai assumir Curral Novo do Piauí a partir de janeiro de 2025.