Herdeiro da Samsung recebe perdão presidencial na Coreia do Sul após ser preso por corrupção

Herdeiro da Samsung recebe perdão presidencial na Coreia do Sul após ser preso por corrupção

Lee Jae-yong, herdeiro e líder do grupo Samsung, recebeu o perdão presidencial nesta sexta-feira (12). O gesto é visto como uma longa tradição sul-coreana de libertar empresários envolvidos em casos de corrupção. As informações são do jornal O Globo.

O bilionário foi condenado por suborno e peculato. De acordo com Han Dong-Yyng, ministro da Jutiça da Coreia do Sul, Jae-yong foi perdoado para “contribuir na superação da crise econômica” do país asiático.

Com patrimônio avaliado em Us$ 7,9 bilhões, Lee já tinha recebido liberdade condicional em agosto do ano passado, quando alcançou 18 meses de prisão. Sua condenação, porém, foi de três anos.

Com o perdão presidencial, o empresário vai voltar ao posto que ocupava anteriormente. Ele é vice-presidente da Samsung, a maior fabricante de smartphones do mundo. O bilionário foi preso em um grande esquema de corrupção que, inclusive, derrubou a ex-presidente Park Geun-hye.