A herdeira milionária austro-alemã Marlene Engelhorn, de 31 anos, decidiu reunir um grupo de 50 cidadãos austríacos para decidir como deve distribuir grande parte da fortuna que ganhou de sua avó.

Milionária austríaca que exige pagar impostos redistribui sua herança

Ela é descendente de Friedrich Engelhorn, fundador da empresa química e farmacêutica alemã BASF, e herdou milhões de euros quando sua avó Traudl Engelhorn-Vechiatto morreu, em setembro de 2022.

Como a Áustria aboliu a cobrança de impostos sobre heranças em 2008, Marlene não achou justo ter herdado uma fortuna “sem ter feito nada para isso”. Portanto ela enviou 10 convites a 50 cidadãos austríacos selecionados aleatoriamente para que decidam como ela deve redistribuir € 25 milhões (cerca de R$ 133 milhões) da sua herança.

Os outros cidadãos austríacos que desejarem participar da iniciativa de Marlene devem se inscrever online ou por telefone.

O grupo participará de uma série de reuniões em Salzburgo, na Áustria, com acadêmicos e organizações da sociedade civil entre os meses de março e junho deste ano. Para Marlene, as discussões servirão como “um serviço à democracia” e ainda ressaltou que ela não possui direito de veto.

Caso o grupo não chegue a uma decisão “amplamente apoiada” sobre o que fazer com o dinheiro, a herança voltará para Marlene Engelhorn.