Potencializando o seu propósito de reduzir o desperdício de alimentos que estão em boas condições de consumo, Hellmann’s, marca de molhos da Unilever, anuncia a aquisição de ativos de impacto com o objetivo de fortalecer e ampliar as ações do Unidos Pela Comida (UPC), projeto criado pela marca em parceria com a startup Infineat focado na causa. Ao todo, para 2024, Hellmann’s adquiriu 1.200 ativos de impacto da Infineat, que correspondem a 1.200 toneladas de alimentos que serão salvas do desperdício e doadas.

O volume é suficiente para que as ONGs parceiras do projeto possam complementar mais de 2 milhões de refeições ao longo do ano, atendendo milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. A aquisição de novos ativos de impacto por Hellmann’s inclui também a expansão do Unidos Pela Comida para mais quatro estados do País em 2024, lugares onde o UPC será aplicado em 100 pontos de empresas parceiras, com objetivo de se tornar um dos projetos de maior potencial de impacto contra desperdício e à insegurança alimentar.

Um ativo de impacto é a representação de uma tonelada de alimento que deixou de ser desperdiçada e se transformou em comida boa na mesa de quem precisa, contribuindo, de forma perene e consistente, para a diminuição do desperdício e no combate à insegurança alimentar. A partir da contabilização de toneladas e tipos de alimentos redirecionados, um indicador usado pela Infineat calcula quantas refeições puderam ser complementadas que possam suprir a necessidade das pessoas.

“Hellmann’s acredita que comida é boa demais para ser desperdiçada. No cenário em que mais de um bilhão de refeições são desperdiçadas no mundo inteiro todos os dias, enquanto quase 800 milhões de pessoas passam fome, de acordo com a ONU, é preciso esforços coletivos e investimentos práticos. Diante disso, a ampliação dos impactos do nosso movimento Unidos Pela Comida é uma forma de contribuirmos com os avanços na transformação dessa realidade e de levar esperança para a vida de milhares de brasileiros”, declara Carolina Riotto, Diretora de Marketing da categoria de Alimentos da Unilever no Brasil.

Balanço de três anos

Há 3 anos em plena atividade, o Unidos Pela Comida é um movimento unificado no País focado em combater o desperdício de alimentos, unindo supermercados e setores da indústria nessa corrente solidária e de transformação. Até maio de 2024 atendendo 7 estados brasileiros, a iniciativa idealizada por Hellmann’s salvou 1,5 mil toneladas de alimentos de irem para o lixo e os destinou para complementar mais de 2,4 milhões de refeições, distribuídas para população em situação de vulnerabilidade alimentar.

Para além da causa social, o UPC contribui também para diminuir os impactos nas mudanças climáticas. Ao longo desses 3 anos, o projeto já ajudou a conter a emissão de mil toneladas de CO2 ao reduzir o desperdício de alimentos, que é responsável por uma grande quantidade de emissões de gases de efeito estufa. Desde que foi criado em 2021, o Unidos Pela Comida conta com a parceria, expertise e união de propósitos da Infineat, startup que usa tecnologia, gestão e inteligência de dados para gerir o processo entre as empresas e ONGs parceiras, desde a coleta, doação e análise de dados.

O UPC funciona assim: Hellmann’s, idealizadora e financiadora do projeto, convida empresas parceiras do setor de alimentos, que necessitam de soluções eficientes para acabar com o desperdício em suas operações, a implementarem os processos da Infineat financiados pelo Unidos Pela Comida. Esses processos da startup englobam treinamentos, espaço de armazenamento e coleta de alimentos, coordenação de logística entre os parceiros e controle via aplicativo proprietário de todos os dados. No dia a dia, os alimentos que estão em boas condições para consumo advindos dos parceiros do UPC, mas já sem valor comercial, são coletados pelas ONGs parceiras, que recebem os alimentos doados e os transformam para complementar refeições, que são distribuídas às pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

“Hellmann ‘s tem um posicionamento de marca que vai totalmente ao encontro da missão da Infineat. Estamos entusiasmados com os objetivos ambiciosos de expansão de nossa parceria com os novos Ativos de Impacto. Isso permitirá com que possamos implementar nossa solução inovadora de gestão de desperdício de alimentos e combate à fome em novos parceiros selecionados do setor, e assim escalar ainda mais o projeto. O desafio é grande, mas juntos vamos longe!”, relata Alexandre Vasserman, CEO da Infineat.

Movimento Segunda-feira Sem Desperdício

Além do Unidos Pela Comida, que combate o desperdício de alimentos na indústria e no varejo, a estratégia do propósito de Hellmann’s também envolve endereçar a questão no lar dos brasileiros por meio do seu movimento Segunda-Feira Sem Desperdício, focado na conscientização e mudança de comportamento dos consumidores. Dessa forma, a marca atua nas três principais frentes onde o desperdício acontece.

O movimento foi criado depois que a marca identificou por meio de pesquisa em parceria com a Opinion Box, que apontou os principais desafios e barreiras do combate ao desperdício nos lares e que segunda-feira é o dia da semana com maior propensão ao desperdício. Para ajudar os brasileiros nessa tarefa, toda segunda-feira a marca disponibiliza, no site www.segundasemdesperdicio.com.br e em suas redes sociais, receitas feitas a partir do reaproveitamento e dicas de conservação de alimentos.